quarta-feira, 12 de junho de 2013

Professor e alunos da FAI se destacam em curso realizado na COPPE, no Rio de Janeiro

O professor da FAI, Vinícius Montgomery e os alunos da Equipe Xeque-Mate, campeã mineira e terceira colocada nacional do Desafio Sebrae -2012, participaram do Curso Universidade, Inovação e Empreendedorismo no Brasil, realizado na Coppe (Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O curso, ministrado entre os dias 03 e 07 de junho, faz parte da premiação do Desafio Sebrae 2012.

No curso, foi apresentada uma nova metodologia de análise estratégica de empresas inovadoras, chamada Canvas. A metodologia, criada por Osterwalder (Business Model Canvas), complementa a montagem do Plano de Negócios para analisar a viabilidade de se criar empresas, especialmente aquelas ligadas à Economia Criativa. A Economia Criativa envolve a produção de riqueza intangível e a venda de produtos/serviços associados a essa riqueza.

O Professor Montgomery e os alunos, Anderson Minoru Sasaki, Felipe Pereira de Souza, Paulo Henrique Martins, Renan Rodrigues Ramos e Rodrigo Alves Oliveira do Nascimento, conheceram a Incubadora da Coppe-UFRJ e participaram de uma oficina, usando a técnica do Canvas e a avaliação de atributos de valor de empresas. Nos dois últimos dias a equipe Xeque-Mate participou de Jogos de Empresas e apresentou o projeto do jogo criado por eles desde que abraçaram a ideia de participar do Desafio Sebrae.

O curso foi coordenado pelo professor Dr. Cláudio D´Ipollito, mas teve participação de outros professores e pesquisadores da Coppe. Durante conversa com o professor responsável pelo curso, o professor da FAI foi convidado para dar uma palestra e apresentar, juntamente com o aluno Paulo Henrique Martins, os projetos de 2011 e 2012. Eles também fizeram uma explanação do jogo de empresas que pretendem desenvolver para este ano. A palestra foi apresentada aos professores da área de jogos da Coppe e resultou no interesse de parceria entre a FAI e a UFRJ.

Montgomery aproveitou a oportunidade para convidar o coordenador do Curso para visitar Santa Rita do Sapucaí e fazer uma oficina na FAI, envolvendo essas novas técnicas de empreendedorismo e a Economia Criativa. De acordo com o professor da FAI, o Dr. Cláudio D´Ipollito se prontificou a vir à cidade e disse que está à disposição da FAI. “Dr. Cláudio elogiou a garra e o empenho da equipe Xeque-Mate e dos professores orientadores que conseguiram chegar tão longe com a participação no Desafio Sebrae. Recebemos elogios também da responsável pelo setor de educação do Sebrae-MG, Cacilda Maria de Almeida, e da responsável pelo Desafio Sebrae Nacional, Lídia Henrique do Nascimento, que nos convidaram a participar de novos projetos do Sebrae já disponíveis no site da entidade.”

Para o Diretor da FAI, José Cláudio,
o Desafio Sebrae continua proporcionando excelentes desdobramentos. “Penso que professores, alunos e coordenadores dos cursos envolvidos devem levar em frente a ideia do Professor Vinícius de trazer o Professor Dr. Cláudio D´Ipolitto para uma atividade em Santa Rita do Sapucaí coordenada pela FAI.”


Além do professor da FAI e da Equipe Xeque-mate, participaram do curso, também, professores do Paraná e Pará, Coordenadores dos Sebraes estaduais, Coordenadora do Sebrae Nacional e os campeões nacionais e internacionais do Desafio Sebrae 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário