quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Umificador feito de sucata: invenção local

Considerando o baixo índice da umidade relativa do ar nesta época do ano em praticamente todas as regiões do Brasil, o engenheiro eletricista Cláudio Orlandi Lasso inventou um aparelho umidificador de ar ecológico, feito de sucato, de baixo custo, fácil de montar e sem consumo de energia.
“Este ‘produto’ é indicado para pessoas que não têm recursos para investir em um umidificador de ar elétrico, ou às vezes nem dispõe de energia elétrica para poder ligá-lo”, explica o inventor, ressaltando que ao  desenvolver a inovação fez questão de abrir mão de todos os direitos autorais sobre a mesma para que ela possa ser divulgada e reproduzida ao máximo. “E assim, possa aliviar o sofrimento de milhares de pessoas e famílias de baixa renda, principalmente idosos e crianças, que são àquelas que mais sofrem com a secura do ar”, destaca Cláudio Orlandi que também é empresário.
O engenheiro e empresário Cláudio Orlandi Lasso é paulista, da cidade de Prudente de Morais, e mora na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí, com mais de 700Km de distância. Ele decidiu criar o aparelho ao ler uma notícia em que sua cidade natal batera o recorde de baixa umidade relativa do ar, atingindo a marca de apenas 6%. Foi na data de 27 de agosto de 2010 e ao receber a noticia, ele ficou bastante preocupado, porque em Prudente vive a maior parte de sua família, inclusive sua sobrinha Sofia de apenas 9 meses, que vinha passando maus bocados com a secura do ar.
Como acabaram os umidificadores de ar em todo o comércio e farmácias da cidade, para amenizar o sofrimento da pequena Sofia, o tio coruja desenvolveu o umidificador de ar simples, feito com material de sucata e registrou toda sua montagem, passo a passo, com fotos e instruções para que seu irmão Ricardo pudesse construir um igual em Prudente de Morais e aliviasse, assim, a vida da criancinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário