sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Inaugurada primeira unidade da UAITEC em Santa Rita


O município de Santa Rita do Sapucaí recebeu a 1ª unidade do UAITEC - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, do sul do estado, nesta quinta-feira, 29 de novembro. O UAITEC é um projeto do Governo de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), que visa à criação de um espaço para a promoção de cursos de idiomas, extensão, tecnológicos, graduação, e pós-graduação a serem ofertados por universidades públicas federais e estaduais mineiras.

O objetivo da rede UAITEC é ampliar o acesso dos mineiros ao ensino público superior, democratizando, através da educação a distância, a oferta de vagas em diversas regiões do estado. Com a cooperação entre as universidades e os ambientes tecnológicos virtuais da rede UAITEC será possível a capacitação de jovens e adultos para atenderem as demandas do empresariado local, suprindo a falta de mão-de-obra qualificada.

Cada unidade UAITEC possui duas salas de educação a distância com equipamentos de videoconferência e capacidade de atender 50 alunos, uma sala de inclusão digital, laboratório vocacional, sala de professores e núcleo de atendimento empresarial. 

A tecnologia aliada ao ensino de qualidade é o principal atrativo do UAITEC, segundo o secretário Narcio Rodrigues. "A utilização da tecnologia em sala de aula permite a utilização de conteúdo interativo como mapas e laboratórios virtuais que enriquecem cada vez mais o conteúdo ministrado em sala de aula. Esta é uma ferramenta didática que fará toda diferença nesta construção da sociedade de conhecimento de Minas Gerais", afirmou o secretário.

Até 2014 o estado deve contar com cerca de 100 Polos de Educação a Distância, sendo 84 unidades do Centro de Vocação Tecnológicas (CVTs) já existentes que serão transformados em Polos. 

No município de Santa Rita, o Polo fica localizado em prédio anexo a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE), conhecida regionalmente pela excelência de seus cursos e pela ação filantrópica de promoção a educação técnica, possibilitando a população mais carente o acesso a formação continuada.

O caráter social do UAITEC foi destacado pelo reitor da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, Padre Hélcio José de Toledo. "Há 50 anos formamos os primeiros técnicos latino-americanos de eletrônica. Este pioneirismo sempre foi pensado com o objetivo de formar pessoas que pudessem ser úteis às demais. Hoje vemos que a rede UAITEC veio somar forças nesta meta."

Para o Deputado Estadual Dalmo Ribeiro, a escolha do município foi importante por que Santa Rita possui características diferenciadas. "Aqui todos se unem na prática do bem, educadores, alunos, pais e políticos, permitindo a nossa cidade ser reconhecida pela prática do saber e da tecnologia", afirmou o deputado.

Homenagem

Outra característica dos polos UAITEC é o de promover a cultura local através de homenagens a personalidades importantes municipais. Em Santa Rita de Sapucaí será homenageado o padre José Carlos de Lima Vaz, mais conhecido como Padre Vaz.
 
Padre Vaz chegou a Santa Rita em 1962 e construiu o prédio que atualmente sedia o UAITEC. Foi o grande responsável pela construção e implementação da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), que modificou o cenário econômico da região. Também foi colaborador na fundação do Instituto  Nacional de Telecomunicações (INATEL), centro universitário de grande importância na implementação das telecomunicações no Brasil. Padre Vaz também publicou livros e artigos que ajudaram na formação humana e espiritual de milhares de pessoas. 

O Secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Olavo Bilac Pinto Neto, destacou a continuidade no âmbito educacional. "Quando plantamos, colhemos. O legado de Sinhá Moreira e Padre Vaz, fundadores da ETE, é o da educação. Hoje vemos no UAITEC o nascer de um novo modelo educacional mais interativo e motivador", disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário