sábado, 17 de setembro de 2011

Bomba! Gina dos Palitos vive em Santa Rita

Gina na década de 70, durante produção fotográfica para os palitos roliços de madeira.
Nesta semana, recebemos um e-mail anônimo e até chegamos a acreditar que era apenas uma brincadeira. O tempo se encarregou de nos provar o contrário. Logo no título da mensagem notamos que algo de muito interessante estava prestes a ser desvendado: “Eu sei onde se esconde a Gina”.  Afinal, a qual Gina tal pessoa se referia? Correndo os olhos pela página percebi que ele se referia à lendária “Gina dos Palitos”: uma loira sorridente que enfeita a tradicional embalagem dos palitos roliços de madeira. A única pista que o email nos dava sobre sua identidade era de que ela estaria vivendo em Santa Rita. Nosso informante também indicava que a moça continuava com as longas madeixas douradas e que sua fisionomia pouco mudara desde a produção da foto.

Comecei a procurar pistas que me revelassem onde estaria a Gina e só consegui resultados concretos quando recebemos outro email com mais uma dica: a suposta loira da caixinha marron estaria trabalhando como representante da Herbalife. Eureka! Desde então, passei a observar cada uma das vendedoras que ostentavam aquele brochinho com os dizeres: “Quer perder peso? Pergunte-me como.”

Duas semanas se passaram e nada. Confesso que estava prestes a desistir quando tive uma visão. Eu percebi uma loira muito parecida usando aquele bendito brochinho enquanto fazia compras na Banca de Frutas do Dito. Só podia ser ela! Bastou abordá-la, como quem não quer nada e pronunciar o código secreto: “Como perco peso?” e a moça havia caído na minha armadilha!

No dia seguinte, a vendedora me atendeu educadamente em sua residência e, assim que entrei, comecei a procurar vestígios que a identificassem com a modelo de palitos mais famosa do planeta. Não havia nenhuma fotografia ou objeto que a identificasse, mas um fato me chamou bastante a atenção. Ela possuía um pequeno naco de comida preso ao molar e, ao que tudo indicava, os shakes que ela vendia não eram suficientes para manter sua alimentação diária.
Foto atual da Gina dos palitos. Ela vive na Vila das Fontes.
Um pouco sem jeito, tratei de avisá-la sobre a pequena carne amaranhada à sua arcada e isso foi o suficiente para que ela corresse à cozinha e voltasse com a caixinhas de palitos. O mais engraçado foi que ela utilizou o produto sem colocar a mãozinha para esconder a boca, como se estivesse desejando - insconscientemente - que eu a associasse à marca.

Chegou a hora. Bastou eu dizer que ela se parecia com a famosa Gina para que se transformasse por completo. Como num passe de mágica sua fisionomia se converteu em pânico e ela gritou, ensandecidamente: Maldição!!!

Consternada, Gina me contou que depois da fotografia nunca mais conseguiu emprego. Sua vida havia se tornado um martírio desde que seu sorriso passou a fazer parte do cotidiano de milhares de famílias. O mistério havia sido revelado. Para não perder a viagem, decidi fotográfa-la como recordação e aplicar sua foto atual na caixinha para que os leitores tirem suas próprias conclusões. Missão cumprida.
(Por Yvelise Filha)
Esta matéria é um oferecimento de:

4 comentários: