quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Vencedores da feira de invenções da ETE participarão da Febrace 2015

Entre os 160 projetos, três foram selecionados para concorrer na maior feira de ciências e engenharia do Brasil, na USP
Santa Rita do Sapucaí, 27 de outubro de 2014 – Este ano, cerca de 700 alunos da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa -- ETE FMC, localizada em Santa Rita do Sapucaí (conhecido como o Vale da Eletrônica), no sul de Minas Gerais, se esforçaram, pesquisaram e desenvolveram 160 projetos. Três deles foram selecionados por um comitê avaliador e serão expostos na 13ª Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo, maior feira do setor para pré-universitários do Brasil.  

As invenções, apresentadas na 34ª edição da Feira de Projetos Futuristas – ProjETE, que ocorreu entre os dias 8 a 10 de outubro, englobaram as áreas de automação, eletrônica, biomédica e telecomunicações. Desenvolvidos por alunos os trabalhos vencedores reúnem criatividade e utilidade: uma manta térmica que funciona automaticamente de acordo com a temperatura do corpo, aquecendo a pessoa conforme a sua necessidade e procurando manter os 36ºC, ideal para o corpo humano; um robô de telepresença, que auxilia na comunicação a longa distância através de um meio físico (móvel), e um sistema que gera energia por meio da circulação da água em residências.

Pelo 12º ano consecutivo, os melhores projetos da ProjETE foram selecionados para participar da Febrace. Em edições anteriores, os alunos conquistaram 66 prêmios, nacionais e internacionais, por suas inovações. “A Feira de Projetos Futuristas da ETE coloca os nossos alunos nessa grande oportunidade que é participar da Febrace. Lá eles terão uma visão do mercado nacional e concorrerão, de igual para igual, com outras escolas do País”, afirma o coordenador da ProjETE, professor Fábio Carli Rodrigues Teixeira. “Vale ressaltar também que a Febrace permite que os alunos apresentem seus projetos para grandes empresas do Brasil, o que cultiva o lado empreendedor dos estudantes”, concluí.

Todos os anos mais de 150 ideias são apresentadas na ProjETE e varias empresas, como Inatel, Algar, Pixel, Clear TV, Prefeitura Municipal e Ericsson, apoiam as criações, incentivando os alunos com premiações. A próxima Febrace será realizada em março de 2015 (dias 17, 18 e 19), reunindo projetos de estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Os participantes concorrerão a diversos prêmios, sendo alguns  internacionais.

PROJETOS PREMIADOS:

Manta Térmica Automática - O objetivo do projeto é manter uma pessoa aquecida, controlando a temperatura do corpo através de uma manta térmica. Um sensor identifica a temperatura da pessoa por meio de contato com um fio de níquel e a regula de acordo com a necessidade, procurando manter os 36ºC, que é o ideal para o corpo humano em estado saudável. Grupo: (Autores) João Gabriel da Silva, Jonatas Joabe de Oliveira e Pedro Henrique Santos Luzia; (Colaboradora) Yara Letícia de Almeida.

Recurso Cibernético numa Proposta de Telepresença com mobilidade -  
Desenvolvido para auxiliar na comunicação a longa distância. Através de um meio físico (móvel), utiliza videoconferência e substitui a presença de uma pessoa em determinado local, em situação de urgência, por um robô, que será controlado a quilômetros de distância. Grupo: (Autores) Otávio E. Rodrigues, Eugênio dos Santos Silva e Millena Carolina Costa; (Colaboradora) Bruna Gabriella Baldoni de Almeida.

- Sistema Residencial de Geração de Energia Através do Fluxo de água com Hidrômetro Digital - Gera energia elétrica por meio do fluxo de água residencial, juntamente com um hidrômetro digital. A água vinda da caixa circula sobre uma turbina geradora de energia elétrica. A energia é armazenada em baterias e pode ser utilizada para alimentar cargas externas. Grupo: (Autores) Guilherme Costa de Oliveira, Luis Gabriel Carvalho e Fernando Iemini; (Colaboradores) Costa Renan Tavares Santos e Isabella Bianchetti Sirça.

ETE FMC – Desde a fundação em 1959, a ETE FMC (www.etefmc.com.br) passou a ser referência em educação, por abrigar a primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e a sétima no mundo, que atrai estudantes de todo o País. Atualmente, com cerca de 750 alunos, nos períodos diurno e noturno, oferece os cursos de Automação Industrial, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos, além de Ensino Médio Regular. A região é conhecida como o “Vale da Eletrônica” - referência ao Vale do Silício na Califórnia (EUA) - de onde muitos produtos e sistemas tecnológicos inovadores são lançados para o mercado nacional e internacional. Boa parte deles nasce dentro da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário