terça-feira, 3 de junho de 2014

OPINIÃO: "Jazz na Alameda" gera grande movimento e esquenta a nossa cena cultural

No fim de tarde do último sábado (31/05), venci o frio e o vento para ir à Alameda das Flores prestigiar um show produzido por um loja chamada "Musical Minas", que anunciava na internet a apresentação de um trio de jazz, em frente à sua vitrine. Confesso que não passava por aquele espaço há uns 3 ou 4 meses e descobri algumas lojas que não sabia que lá estavam instaladas, como uma agência de turismo que acabou de se transferir para o local e um bem montado café.
Aos poucos, começaram a chegar pessoas que não costumo ver em ambientes públicos que tomaram assento nas mesinhas espalhadas pelo recinto. Havia gente de todas as idades, inclusive crianças que desentocaram para bater papo, se confraternizar ou simplesmente tomar um lanche e se divertir.

Achei uma grande sacada dos criadores da iniciativa terem convidado o empresário Henrique Del Castillo, proprietário do chopp artesanal Libertas, produzido em Santa Rita, para oferecer uma degustação. Afinal de contas, jazz combina com chopp, que combina com uma boa prosa e é aí que o evento ganha fôlego. Em cidades como San Jose (California), no Vale do Silício, iniciativas como essa costumam ser implementadas para reunir empresários, criativos, músicos e artistas, com o objetivo de favorecer parcerias e dar origem a empreendimentos que ganham o mundo. Tal encontro seria impossível sem um interesse comum para aglutinar pessoas tão diferentes.

Ao dar início ao espetáculo, a qualidade das improvisações não interferia no bate-papo, as pessoas podiam interagir ou simplesmente viajar nas canções. A "Tribo do Açaí" estava completamente tomada de clientes, um café chamado "Gobeche" também estava repleto de fregueses e ouvi o comentário de um amigo: "Que estratégia a desses caras! Criaram um evento de alto nível, em pleno inverno, e conseguiram encher uma galeria em um horário onde poderiam estar fechando as portas!" Isso é empreendedorismo - e dos bons.

Ao que tudo indica, a iniciativa deve se estender pelos próximos meses e estou ansioso para conhecer a próxima apresentação. Através de ações espontâneas, como a do "Jazz na Alameda", santa-ritenses dão um "up" na cultura local, fortalecem o comércio e fazem as coisas acontecerem. Vida longa ao evento!

(por Carlos Romero Carneiro)

Um comentário:

  1. Não foi possível comparecer, fico muito feliz em saber como tudo aconteceu. Os meninos da Musical Minas tem minha admiração! Parabéns!
    Lauir Gonçalves (GAIVOTA)

    ResponderExcluir