segunda-feira, 14 de março de 2011

Lendas dos folclore político santarritense

Existem duas histórias políticas do cotidiano. Uma é a oficial, pomposa, solene, que toma conta do noticiário dos jornais e revistas, com declarações calculadas por parte dos políticos. As denúncias, articulações, tramas e notas nem sempre verídicas – tudo parece coberto por um manto de grave seriedade.

A outra é risonha, marota, contada em segredo nos gabinetes fechados, na sala do cafezinho do Senado e da Câmara (“os anfiteatros mais engraçados do país”, segundo Millôr Fernandes), nos grotões mais distantes e até nas alcovas. Muitas vezes as melhores destas histórias transformam-se em piadas clássicas que os deputados contam até no plenário, enquanto não escutam o discurso monótono do colega – histórias que correm de boca em boca, trazendo à tona o inconsciente coletivo do poder.

Uma lenda santarritense

Em Santa Rita do Sapucaí quem mandava era o Coronel Francisco Moreira, sogro de Bilac Pinto e irmão do ex-presidente Delfim Moreira.

Aparece na cidade um diretor simpático, vira diretor do Ginásio, casa-se com a filha de um coronel e é lançado candidato à prefeitura.

Tudo mineiramente acontece, se um dia não pousasse na pensão de Santa Rita do Sapucaí uma argentina de olhos esbugalhados, casada em Buenos Aires com o professor simpático e cheia de filhos dele. Veio buscar o marido.

Chico Moreira reúne urgente em sua casa o concílio dos coronéis, menos o sogro do professor simpático. Meia noite saem da reunião, vão à pensão e chamam a argentina esbugalhada:

- Minha senhora, seu marido nos enganou também. Se a história for conhecida, vai haver escândalo e isso não interessa a ninguém. Vamos resolver o problema à moda nossa. A senhora leva 50 contos, viaja esta noite mesmo numa aranha (charrete) para São Lourenço, pega noturno amanhã para o Rio e volta para Buenos Aires.

E assim foi feito. Ninguém soube na cidade. Nem o sogro, nem a mulher, nem o professor. Que foi prefeito e deputado. Uma carreira de tutu à mineira.

Quer comprar este livro? Clique no selo do site submarino e faça seu pedido com frete grátis:
Submarino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário