quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

OPINIÃO: Ano eleitoral. Em quem NÃO VOTAR nas eleições de 2016

Entramos em ano eleitoral. Com ele, surgem os tapinhas nas costas, as promessas fáceis, o riso frouxo e os conchavos de gente não sabe fazer mais nada da vida a não ser mamar nas tetas do poder. Os candidatos mais bem cotados são aqueles que concederam o maior número de favores pessoais. São incapazes de gerir a própria vida, mas assumem as rédeas do município e acabam escolhidos para administrar uma comunidade inteira. Nisso, erra o eleitor.
A função de um vereador é saber avaliar as necessidades da população e produzir leis que irão beneficiar a todos. Ele não trabalha para o prefeito, nem para os amigos e nem para si mesmo. Ele trabalha para o COLETIVO! Acontece que, em boa parte dos casos, nem os próprios legisladores sabem direito o que estão fazendo na Câmara. Passam dias na porta da prefeitura pedindo favorzinho pra este ou aquele amigo, usam a remuneração que ganham para comprar o eleitor, conceder esmolas e ainda tem gente que se deixa corromper por esta forma velada de corrupção. Tais eleitores se esquecem que, quando precisarem de um bom emprego ou de um hospital decente, encontrarão dificuldades porque trocaram alguém capaz de atrair investimentos ou produzir uma boa lei, por um suposto "amigo" que nos corrompe e dificulta as coisas nos quatro anos seguintes. 

O problema do brasileiro, como um todo, é pensar apenas em si mesmo. Se vemos, hoje, um país corrompido pela roubalheira, se os preços sobem, se a saúde é ruim, se não temos boas escolas e dependemos dessas pessoas que estão no poder, também somos culpados. Mais do que ninguém, somos responsáveis pelo futuro porque ajudamos a eleger estas pessoas que deveriam nos representar e, muitas vezes, não o fazem.

Há também o problema das famigeradas legendas. Não votamos em candidatos, mas em legendas gerenciadas por pessoas que, após as eleições, querem negociar cargos, buscar benefícios pessoais e favorecer somente a quem interessa: eles mesmos. Política é meio complicado de entender, mas torna-se fácil quando entramos no âmbito municipal. Em cidade pequena, todo mundo conhece todo mundo e é fácil descobrir quem monta e quem toma parte em uma ou outra legenda para ajudar a população ou receber benefícios pessoais. É simples reconhecer quem gera ruído em torno de si mesmo para parecer boa gente e quem está realmente preocupado com o bem-estar da população. Já que o voto é secreto, que tal votarmos em pessoas realmente competentes desta vez?

Neste ano tem eleições. Lembre-se: é o sujeito competente e sério que irá mudar as nossas vidas. Os caras das "cortesias" serão aqueles que nos deixarão estressados por não termos o básico até as olimpíadas de 2020. A proposta é esta. Que possamos, todos juntos, votar com absoluta consciência e eleger ou reeleger apenas pessoas sérias e comprometidas. Boa sorte para todos nós!

(Por Carlos Romero Carneiro, que não é candidato a nada, não apoia ninguém, mas que sonha com uma cidade mais bacana para se viver)

Nenhum comentário:

Postar um comentário