segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sérgio Gonçalves e sua curiosa coleção de corujas

Ao adentrar a residência do renomado dentista, Sérgio Gonçalves, notei que aquele local tinha algo diferente. Corujas, muitas corujas, de todos os tamanhos e formas, espalhadas por toda parte. Logo que chegamos, ele e sua esposa, Maria Tereza, começaram a nos mostrar algumas peças. A mais rara, feita em madeira, estimada em cerca de 150 anos, foi doada pelo Doutor Walter Telles.
Sérgio conta que o primeiro exemplar da coleção que passa de 1200 corujas, foi presente de uma cliente, há mais de 20 anos. Ao presenteá-lo com uma coruja em pedra sabão, a senhora contou que aquele era o símbolo da sabedoria e o dentista procurou saber mais sobre sua simbologia.
De lá pra cá, centenas de amigos já o presentearam com diferentes exemplares e ele já comprou outros tantos. “Não tem surpresa. Quando recebo alguma caixinha de presente, já sei que dentro dela só pode ter uma corujinha. Eu fico muito contente com isso porque quando as pessoas viajam, veem uma coruja à venda e sempre trazem pra mim. Recebo, pelo menos, uma por mês. Tenho exemplares de diversas partes do mundo. Cada coruja tem a sua história e me faz lembrar do amigo que me presenteou.” O último presente que recebeu foi um abridor de cartas em forma de coruja, há cerca de 15 dias.
No escritório que Sérgio mantém nos fundos de casa, as prateleiras estão repletas de corujas. Há e-xemplares de todas as cores, cada um mais criativo que o outro. “Difícil é limpar, mas sou auxiliado por minha esposa e por minhas filhas – Daniela e Marina.” Ele também conta que até tentou contratar uma faxineira, mas que a moça era supersticiosa e recusou o convite. “Ela disse que trazia mal agouro e não voltou mais”.
Apesar de ser apaixonado pelo bicho, Sérgio diz que não compraria uma coruja empalhada ou viva. Enquanto seu menor exemplar tem cerca de 1cm, o maior tem pouco mais de meio metro. “Coleção é cachaça. Você começa e não para mais.”
Ao ser perguntado se tinha a intenção de vender a coleção algum dia, o dentista foi categórico em dizer que não. “Cada peça simboliza a lembrança de um amigo. Jamais vou me desfazer de algo tão valioso.” A intenção de Sérgio é montar uma grande estante na entrada de seu consultório e deixar em exposição para clientes e amigos. 

Oferecimento: Drogaria Santa Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário