segunda-feira, 10 de junho de 2013

OPINIÃO: Asfaltar a "Rua da Pedra" pode trazer grandes melhorias ao município

Há muito tempo as pessoas comentam sobre um possível asfaltamento da Rua Antônio Telles (conhecida como Rua da Pedra). Sempre que esse assunto vem à tona, muitos se posicionam de forma favorável, enquanto outros são contrários à realização da obra. O principal motivo dessa polêmica é que alguns moradores acreditam que o apelido decorra do fato do calçamento ser constituído por pedras, o que não é verdade (vide imagem abaixo).
Antenor Pinto de Almeida, prefeito entre 1962 e 1964,
realiza o calçamento da Rua da Pedra.
O termo "Rua da Pedra" é muito antigo. Data de uma época em que a saída da cidade ainda era pela região de Natércia e Heliodora. A rua que contorna o morro do cruzeiro foi criada para fazer conexão entre uma ponta a outra da freguesia, em um local imune às constantes enchentes. Nessa época, existia uma enorme pedra nas redondezas da Rádio Difusora (a mesma rocha que desponta na lateral do morro do cruzeiro, nas terras do Sr. Claiton), que precisou ser destruída. Daí o apelido, Rua da Pedra.

Assim como a Rua da Pedra conectava o município no passado, acontece o mesmo nos dias de hoje. A péssima qualidade do calçamento, entretanto, dificulta o acesso e impede que o trânsito para regiões como a Vila Operária, Centro Empresarial e Nova Cidade aconteça de forma mais rápida e confortável. Caso seja asfaltada aquela via pública, haverá um desafogamento da Avenida Frederico de Paula Cunha, responsável pelo acesso rápido entre o centro e uma boa parte das indústrias e residências. Outro ponto positivo é que a geografia do local faz com que não exista cruzamentos, o que torna a pista mais segura. 

Para os moradores da Rua Antônio Telles, receber um novo calçamento incluiria uma série de benefícios que poderiam contemplar, até mesmo, uma grande valorização dos imóveis que ali estão. Outros beneficiados poderiam ser os moradores dos bairros da Rádio, Vila Operária e da zona rural, caso o asfaltamento chegasse ao vintém, local que já abriga cerca de 150 residências.

Quando tal iniciativa for acontecer, uma boa sugestão seria criar um folheto informativo para mostrar aos moradores a verdadeira história da rua e os diversos benefícios da obra. Haveria, também, a necessidade de sinalizar muito bem o local, aplicar faixas para pedestres, lombadas e outros recursos para regular a velocidade dos veículos. Entendemos, desta forma, que tal velocidade deva ser controlada, não pela ultrapassada característica da pista, mas por recursos de trânsito aplicados em outras partes do município.

Para finalizar, argumentamos que, em grandes centros e capitais, o que faz um local ser considerado longe ou perto é a facilidade de acesso e locomoção. Nas grandes metrópoles, a distância pouco importa, caso exista uma pista em boas condições e fluxo moderado de veículos. Guardadas as devidas proporções, esta seria uma iniciativa interessante para nossa cidade.

(Carlos Romero Carneiro)

Oferecimento:

11 comentários:

  1. Muito bem explicado, Carlos. Ao meu ver, a única desvantagem em se optar pelo asfalto, substituindo o calçamento de paralelepípedos ou bloquetes, é a menor absorção das águas de chuvas, principalmente em terrenos de várzea, o que não é o caso.

    ResponderExcluir
  2. Existem outras ruas em Santa Rita que não têm sequer qualquer tipo de calçamento. Acredito que essas ruas deveriam ser prioridade.
    E como argumentado no texto, o asfaltamento da Rua da Pedra irá trazer um maior movimento para a mesma. Cabe agora saber se a suposta valorização dos imóveis será razão suficiente para compensar o aumento do trânsito e consequentemente a diminuição da tranquilidade de uma rua que é composta em grande parte por moradores de idade já avançada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado "mineiro", a valorização de imóveis são consequência natural de melhorias da aparelhagem urbana local, nunca deve ser motivação para a administração municipal implementar obras.

      Excluir
  3. Temo que o asfaltamento da rua da pedra traga mais trânsito de veículos para a mesma. Veículos em asfalto, rodam em velocidade maior. E consequentemente poderemos ter mais acidentes. É um local onde transitam muitas crianças e estudantes que saem dos grupos escolares. Temo pela saúde e integridade deles.

    ResponderExcluir
  4. Com o asfaltamento da estrada de Santa Rita a Bela Vista, a rua da Pedra estando asfaltada será uma espécie de "Via Expressa" para chegar até a estrada...

    ResponderExcluir
  5. Com o asfalto da estrada que liga Santa Rita a Bela Vista, a Rua da Pedra sendo asfaltada virará uma espécie de "Via Expressa" para chegar até a estrada.

    ResponderExcluir
  6. Antes de asfaltar essa rua, é imprescindível implantar sistema de esgotos decente e galerias de águas pluviais. Para se evitar que o pavimento tenha de ser aberto e refeito em futuras instalações. Será que a prefeitura sabe disso? e se sabe, será que vão fazer?

    ResponderExcluir