terça-feira, 25 de outubro de 2011

Forma com que cidadão santarritense é atendido pela prefeitura é de chamar a atenção

 
Imagem do terreno em questão, enviada à prefeitura no dia 9 de outubro de 2011.
No dia 9 de outubro, recebemos a informação de alguns moradores das ruas Efraim Abrahão e Francisco Nascimento, sobre a existência um terreno onde o depósito de entulhos tem sido frequente, ocasionando um grande risco à saúde. Segundo fomos informados, vários pedidos já haviam sido realizados aos vereadores para fazer com que aquele terreno fosse murado e que o lixo ali depositado fosse retirado do local, já que contava com a presença de animais mortos, restos de materiais de construção e outros dejetos. 

Sendo assim, enviamos no dia seguinte, 10 de outubro, um requerimento à prefeitura, solicitando ao prefeito que nos informasse algumas questões referentes ao terreno. Depois de 15 dias, prazo máximo para que obtivéssemos resposta, um documento assinado por Carla Carvalho Costa (Procuradora Geral do Município), Sílvia Moreira Costa (Procuradora Adjunta do Município) e Lucas Diogo Inocêncio Ribeiro (Procurador Adjunto do Município) chegou à redação do Jornal Empório de Notícias. O resultado você confere a seguir.

Essa era a situação do terreno quando recebemos a reclamação de alguns vizinhos

Vejam a seguir o que respondeu a prefeitura (Transcrevemos alguns trechos da resposta proferida pela prefeitura e anexamos o documento na íntegra para que o leitor possa conferir) e tirem suas próprias conclusões sobre a maneira como foi respondido.

a) Quem é o atual Proprietário deste terreno?
b) Há quanto tempo este terreno está no nome do atual Proprietário?
c)  De quem o atual proprietário adquiriu este terreno?

Resposta da Prefeitura:
O requerente busca através de seu requerimento, nos  itens "a", "b" e "c", informações próprias do Cartório de Registro de Imóveis Local.

Nota da redação: Sem nos informar o número do lote não há como descobrir o nome do proprietário.

d) O IPTU deste terreno está em dia? Em caso negativo, quando foi pago pela última vez? 

Resposta da Prefeitura (trechos):
"Tornar pública informações sobre valor de IPTU, a sua quitação e aplicação e quitação deste débito pode vir a constranger o responsável pelo imóvel. Ademais, como deixou claro, o seu interesse é jornalístico, ou seja: visa publicar tais dados no jornal, fato que acarretará danos à imagem do contribuinte, ao bem em questão."

"São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação."

Assim a prefeitura finalizou: "Logo, por não se tratar de informações de interesse coletivo ou geral, o requerimento em relação aos itens "d" e "f", deve ser indeferido, visando evitar constragimento geral ilegal ao responsável pelo imóvel em comento."

e)  A prefeitura notificou o proprietário sobre a necessidade de murar o terreno e mantê-lo sempre limpo?

A prefeitura não respondeu a esta pergunta.

f) O proprietário do terreno foi multado caso não tenha cumprido as disposições legais?  Em caso afirmativo, ele quitou os débitos?

Como constatamos através da resposta anterior, a prefeitura afirmou que "em relação aos itens "d" e "f", deve ser indeferido, visando evitar constragimento geral ilegal ao responsável pelo imóvel em comento."

g) Quais as medidas a serem tomadas pela prefeitura em relação a este caso e qual é o prazo para que este problema seja resolvido?

Vejam o que a prefeitura respondeu à pergunta feita por um contribuinte santarritense: "Em relação ao item "g" as providências a serem tomadas pela Prefeitura Municipal, estão previstas no Codigo de Posturas do Município, que está disponível no domínio www.pmsrs.mg.gov.br à disposição de qualquer cidadão."

Sim. Consultamos o código de Posturas do município e encontramos as seguintes informações: (Vale ressaltar: o terreno, até hoje, nunca foi murado)

Da higiene das habitações:

Art. 34 - Os proprietários ou inquilinos são obrigados a conservar em perfeito estado de asseio os seus quintais, pátios, prédios e terrenos.

Parágrafo Único: Não é permitida a existência de terrenos cobertos de mato, pantanosos ou servindo de depósito de lixo dentro dos limites da cidade.

CAPÍTULO XI - Dos Muros e Cercas:

Art. 147 - Os proprietários de terrenos são obrigados a mura-los ou cerca-los dentro dos prazos fixados pela Prefeitura.

Nota da redação: O Prefeito ocupa o cargo há mais de dois anos. Se sua administração segue rigorosamente o código de posturas, por que até hoje o terreno não foi murado, após várias reclamações da população?

Art. 149 - Os terrenos da zona urbana serão fechados com muros rebocados e caiados ou com grades de ferro ou madeira assentes sobre alvenaria, devendo em qualquer caso ter uma altura mínima de um metro e oitenta centímetros.

Quinze dias depois do envio de nosso requerimento, encontramos assim o terreno (Imagem abaixo). Bem diferente do que prevê o código de posturas do município:
15 dias depois do requerimento, voltamos ao local e constatamos que o terreno continuava repleto de entulhos e lixo. Imagem produzida em 25 de outubro de 2011.
Documento de resposta emitido pela Prefeitura, na íntegra: 

Você tem algum questionamento a ser feito ao prefeito? Saiba que todo cidadão tem o direito de obter resposta, ao enviar um requerimento à prefeitura. O  prazo máximo para envio da resposta é de 15 dias. Exercite a cidadania. Questione o prefeito sobre suas dúvidas. Você não paga nada por isso.

E aí? Você concorda com o tratamento dado pela prefeitura ao nosso questionamento? Na sua opinião, essas respostas resolveram o problema apontado pelos envolvidos? Eles tiveram um parecer da prefeitura sobre quando o problema terá uma solução adequada? Se você passou por uma experiência parecida, conte para nós. Teremos prazer em publicá-la.

23 comentários:

  1. Na minha opinião, uma completa falta de respeito pela reinvindicação. Fiquei indignada com a arrogância demonstrada pelos nossos representantes.

    ResponderExcluir
  2. Vergonha... isso daria um bom processo por omissão. Cidade abandonada.

    ResponderExcluir
  3. Pinta a cidade de vermelho e acha que ta fazendo vantajão.
    Mário Freitas

    ResponderExcluir
  4. Vocês precisam ver a paisagem aqui na LAPA (lapatrás do INATEL) Monte Líbano. Tem de tudo.Construtores que largam seus entulhos nos terrenos, lixo por toda a parte, sofás nas calçadas (aí acho que é um projeto de decoração do bairro). Boiada, tropa de cavalos. Aos sábados nosso programa familiar é juntar o lixo, ensacar e levar onde tenha um coletor. A coleta aqui é uma desgraça. Segundas, quartas e sextas. Nos demais dias, os animais se alimentam do lixo que a população descuidada se desfaz.

    ResponderExcluir
  5. Quem disse que não pagamos nada pra fazer perguntas? Pagamos sim e muito caro... lembro muito bem quando o senhor prefeito veio pedir voto pra mim e eu disse... se vc ganhar pode ter certeza que irei cobrar soluções porque você "prefeito", vai ser funcionário dos santarritenses e não um lider, achando que pode fazer o que quizer... e ele disse que pode me cobrar... mas pelo visto foram só promessas... mas Santarritenses... coloquem na cabeça que todos da prefeitura recebem seus salários através dos nossos impostos e portanto são nossos empregados tendo que nos dar satisfação do que fazem... (estarei em anônimo só para nao não ter o trabalho de fazer cadastro aqui, mas não tenho medo de ninguem... )

    ResponderExcluir
  6. POis é na rua da minha casa tbm tem um lote com o mesmo problema, umas 4 ruas pra frente, na pedro sancho vilela, tão jogando lixo, cama velha, e até cachorro morto la, é uma vergonha, vou tirar fotos e encaminhar pra vc verem.

    ResponderExcluir
  7. esse prefeito nao passa de uma vergonha
    no bairro onde eu moro ele esta mandando desmanchar o que esta arrumado
    para deixar tudo desarrumado tudo estragado
    rua calcada ele masda desmanchar
    fazer o que e preciso ele nao fas....
    mas fazer o que nao e
    preciso ele sabe fazer muito bem feito
    ve se olha para o povo
    e nao só para voce mesmo....

    ResponderExcluir
  8. Só esse pessoal da Prefeitura mesmo...

    Entendo que nao podem informar nomes, porem em nenhum momento foi solicitado a informação do proprietário...apenas foi questionado se a prefeitura fez algo e se o terreno está em dia com suas obrigações....(impostos, taxas)......

    Apenas as pessoas que saibam quem é o responsável é que ficariam surpressas com as resposta...

    È pessoal, as eleições estao ai....vamos votar com responsabilidades, pois na verdade os culpados disso tudo somos nós mesmos...

    ResponderExcluir
  9. Não é defendendo a prefeitura não mais moro uma rua depois de onde esta este lote,e passo todos os dias perto dele, ja vi varias vezes o caminhao da prefeitura tirando o lixo daquele lote mais no dia seguinte ja tem lixo la de novo, sera que tem fez a reportagem perguntou para os vizinho porque eles proprio joga lixo ali pois ja vi os proprios moradores da rua jagar coisa ali como sofa, colcão e demais coisa, é muito facil culpar a prefeitura mais se você mesmo nao faz sua parte como quer cobrar nao tenho nada a vez com isso mais aqui em santa rita a populaçao so sabe cobrar mais tambem nao faz nada para melhorar.

    ResponderExcluir
  10. E precisou de 3 procuradores do município para dar essa resposta? Tão fracos de procuradores hein? Até eu responderia melhor isso.... Eita Santa Rita....e seus governantes.....

    ResponderExcluir
  11. NÚMERO TJMG: 059609059576-7 NUMERAÇÃO ÚNICA: 0595767-17.2009.8.13.0596
    2ª CÍVEL,CRIME E JIJ ATIVO

    Classe: Execução Fiscal
    Assunto: TRIBUTÁRIO > Dívida Ativa
    CS: CL

    Exeqüente: MUNICÍPIO DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ MG
    Executado : ADAUTO MARQUES DE PAIVA

    Última(s) Movimentação(ões):
    PROFERIDO DESPACHO - MERO EXPEDIENTE 23/09/2011
    CONCLUSOS PARA DESPACHO/DECISÃO JUIZ(A) TITULAR 28019 19/09/2011
    ATO ORDINATÓRIO MERO EXPEDIENTE 22/08/2011

    Dados Completos Todos Andamentos Todas as Partes/Advogados Expediente(s) Enviado(s) para Publicação


    Consulta realizada em 26/10/2011 às 17:50:56

    --------------------------------------------------------------------------------
    NUMERAÇÃO ÚNICA: 0057881-07.2010.8.13.0596
    1ª CÍVEL,CRIME E VEC BAIXADO

    Classe: Execução Fiscal
    Assunto: TRIBUTÁRIO > Dívida Ativa
    Maço: 36
    CS: TR

    Exeqüente: MUNICÍPIO DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ MG
    Executado : ADAUTO MARQUES DE PAIVA

    Última(s) Movimentação(ões):
    BAIXA DEFINITIVA 27/06/2011
    ATO ORDINATÓRIO MERO EXPEDIENTE 21/06/2011
    TRANSITADO EM JULGADO EM 21/06/2011

    Dados Completos Todos Andamentos Todas as Partes/Advogados Expediente(s) Enviado(s) para Publicação


    Consulta realizada em 26/10/2011 às 17:50:56

    ResponderExcluir
  12. Exeqüente:
    MUNICÍPIO DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ MG

    Advogado(s):
    96802N/MG
    Carla Carvalho Costa
    JUR?DICA

    Executado:ADAUTO MARQUES DE PAIVA

    ResponderExcluir
  13. A copasa , tambem precisa aprender a abrir ruas e depois arrumar os estragos pois; minha rua está uma vergonha.rua esta: Major José Feliciano.Todos os moradores dessa rua estão indignado com a falta de atenção do SR. prefeito, e vereadores que por sinal um deles passa por ela todos os santo dia de caminhão e é incapaz de tomar atitude. Não È JOAO do JAIME?

    ResponderExcluir
  14. Ouvir dizer que o dono do terreno está sendo processado pela prefeitura... Supondo que ele perdesse o terreno, o MUNICÍPIO ficaria com a propriedade não é? Este caso eu quero acompanhar de perto... Será que o Sidney, filho do Adalto, está sabendo que andam lucrando com o terreno deles? Será que foi ele quem murou seu terreno ou foi outra pessoa que ele nem conhece? Só perguntando né? Seria errado usar o dinheiro público para murar uma propriedade particular? Muitos questionamentos envolvendo esta propriedade...

    ResponderExcluir
  15. acredito que o melhor a fazer, è a câmera de vereadores,votar uma lei,onde obriga-se todos os proprietários de lotes da cidade a fazer um muro em sua propriedade,e uma outra lei ,onde pudesse multar todo cidadão que fosse pego jogando entulho pela cidade,é só a gente ir na câmera que consegue aprovar estas lei,pois agora todos eles estão bãozinhos e interessados mais pelo povo,não deve ser por causa da eleição do ano que vêm ,será?

    ResponderExcluir
  16. Desde mudei para Santa Rita, este terreno está do mesmo jeito, já passaram vários prefeitos, e todos sabem quem já passou e ninguém tomou providências, e o atual também não tomará, quem sabe este terreno é de algum presidente da república. Agora, nossa prefeitura a contar dos atuais comandantes e junto a todos os vereadores..não vejo a hora de todos CAIREM FORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. perto da minha casa tem um lote e todos os dias que eu passo por perto dele o caminão da prefeitura tirar lixo de lá.sempre que ele tira no dia seguinte já está multuado de lixo,e os moradores que respeitam já estamos cansados disso:/

    ResponderExcluir
  18. QUEM SOU EU PRA FALAR....MAS ACHO SIM QUE A PREFEITURA TEM QUE RESOLVER O PROBLEMA....MAS NAO PODEMOS ESQUECER QUE 90% DESTE PROBLEMA SE CHAMA: "OS PROPRIOS MORADORES DA RUA"...AFINAL DE CONTAS NENHUM VIZINHO ACHARIA RUÍM DE ALGUEM VIR DE OUTRAS RUAS FAZER ESSA SUJEIRA TODA??? TA FACIL ARRANJAR CULPADOS, PRECISAMOS DENUNCIAR OS PORCOS TAMBEM...

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelos questionamentos.

    Sugiro porém , q seja cobrado tbm uma posição da câmara municipal do município, pois é OBRIGAÇÃO dos VEREADORES defender os interesses públicos; pois, o interesse de um particular não está acima do coletivo reza a Constituição Federal.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite caros leitores venho atraves deste site pois preciso reclamar sobre minha rua pois porque não calçou minha rua pois é a unica do beirro que nçao calçou porque sendo que todas ruas foram calçadas cadê a autoridade,pois postei um video na internet no youtube o video chama-se destruição em santa rita do sapucai-mg entram e confira ou acessar este link http://youtu.be/Js6GjN5StQ4 abarços

    ResponderExcluir
  21. Boa noite caros leitores venho atraves deste site pois preciso reclamar sobre minha rua pois porque não calçou minha rua pois é a unica do beirro que nçao calçou porque sendo que todas ruas foram calçadas cadê a autoridade,pois postei um video na internet no youtube o video chama-se destruição em santa rita do sapucai-mg entram e confira ou acessar este link http://youtu.be/Js6GjN5StQ4 abarços

    ResponderExcluir
  22. Eita prefeitinho ruim em gente!!! E ói lá em se brincar se reelege ou manda um dos seus... Eita povinho ruim pra escolher em se brincar bota o o cara lá de novo e chora mais 4 anos e chora, chora e chora mais só chora não goza nunca...

    ResponderExcluir
  23. Ô conterrâneos! Vamos atualizar as noticias desse jornal.

    ResponderExcluir