terça-feira, 25 de outubro de 2011

O escotismo em Santa Rita, ontem e hoje

Grupo de escoteiros da ASA
Carlos José Ribeiro sempre admirou os Escoteiros mas, na sua juventude, não existiam grupos por aqui. Seu sonho só pôde ser realizado, muitos anos depois, quando decidiu criar um grupo na cidade que ficaria marcado como um dos melhores da região.

Como todo grupo de escoteiros sempre é patrocinado, ou pela prefeitura, ou por um grupo privado (Associações, escolas, clubes), quem apoiou a empreitada foi a ASA - Associação Santarritense de Atletismo, da qual Carlinhos fazia parte.

As patrulhas

Segundo os preceitos de Baden Powell, criador do escotismo, cada patrulha deve ter - no máximo - 8 membros e cada líder deve “adestrar” até 4 patrulhas. Sendo assim, o Grupo de Escoteiros da ASA tinha 32 lobi-nhos, 32 escoteiros e, aproximadamente, 25 pioneiros. Os membros eram escolhidos a dedo e vieram a ser tornar pessoas importantes na vida local.

Com sede própria, localizada no Sítio São Francisco, o aprendizado era intenso e contava com a aplicação de técnicas de sobrevivência, acampamentos, reconhecimento de território, vigia, uso de nós e até medição de árvores, através da análise de suas sombras. Carlinhos conta que as técnicas aplicadas por eles eram tão interessantes e o acampamento tão bem feito que diversos grupos vinham de outras cidades para conhecer o local.

O chefe de escoteiros na década de 70 conta que encontrou grande ajuda de José Benedito (Veterinário). Já sua irmã, Aparecida, era tão importante - tanto em sua vida profissional, quanto no escotismo em Santa Rita - que, quando faleceu, Carlinhos fechou seu consultório dentário e decidiu não participar mais do escotismo. Como a responsabilidade pela integridade das crianças era imensa, o Grupo da ASA teve fim com a saída de seu líder,

Grupo de Escoteiros Papa-léguas
Em 2004, a associação dos moradores da Nova Cidade convidou o Sargento Ribeiro para ajudá-los a montar um grupo de escoteiros na cidade. Até então, ele achava que aquilo era coisa de cinema. O policial militar nunca tinha tomado contato com esse movimento antes e passou a pesquisar sobre o assunto para poder realizar o projeto. A fundação oficial do “Grupo de Escoteiros Papa-léguas” aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2005, quando foi feita a”Primeira Promessa dos Escoteiros”. Como não havia uma sede própria, os encontros aconteciam em espaços emprestados. Em menos de 6 meses, uma casa foi alugada e o grupo passou a ter ponto fixo até 2010, quando a prefeitura doou um terreno e eles construíram sua sede própria. No início, o papa-léguas tinha 105 membros. Hoje, depois que muitos escoteiros cresceram, o efetivo é de 54 participantes. O que não mudou foi o propósito do grupo: promover a cidadania, o amor ao próximo e o patriotismo. Para tomar parte no Grupo Papa-léguas é muito simples: basta ter uma religião, seja ela qual for, e não ter medo de trabalhar em benefício da coletividade.
Os eventos são realizados regularmente: de restauração de pracinhas, passando por coleta de mantimentos, conscientização sobre o perigo das drogas e outros assuntos. As reuniões são semanais e acontecem normalmente aos sábados. Para crianças de 7 a 10 anos, existe o grupo dos Lobinhos. Os escoteiros são formados por jovens de 11 a 14 anos. De 15 a 17, estão os pioneiros. Em todos esses graus, o exercício da liderança, o trabalho em grupo e o compromisso com o próximo fazem parte da pauta. Sargento Ribeiro conta que fazer parte do Papa-léguas é para poucos. Não são muitas as crianças que têm o compromisso necessário para desempenhar este importante trabalho. No entanto, todos estão convidados a conhecer o projeto e a fazer parte do grupo. Para aqueles que precisarem utilizar a sede do Papa-léguas para a realização de eventos comunitários, também existe a possibilidade de empréstimo. Nossos escoteiros incentivam o uso de seu espaço físico para que o ambiente não fique ocioso nos tempos livres. Através de iniciativas como estas, Santa Rita ganha um pouco mais de cidadania, nossas crianças encontram novas oportunidades e nossa comunidade recebe inúmeros benefícios. Vida longa ao Papa-léguas!
(Carlos Magno Romero Carneiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário