quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Feira em Minas Gerais reunirá 100 trabalhos científicos


Em 2011, projetos de escola receberam 11 prêmios. Neste ano, destaque para purificador que transforma a água da chuva em água potável e um localizador de animais.

RIO - Um purificador que transforma a água da chuva em água potável, um localizador de animais e um robô que apaga incêndios. São algumas das 100 invenções que poderão ser vistas na Feira de Projetos Futuristas da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. A região é conhecida como o "Vale da eletrônica". O evento, uma tradição do estado que já dura 32 anos, reunirá trabalhos em áreas diversas como telecomunicações, robótica, sustentabilidade e automação.

Em 2011, os projetos conquistaram 11 prêmios. Três internacionais. Um protótipo de visão interativa para deficientes levou sete. Entre eles, uma menção honrosa de ciência e tecnologia pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Trata-se de um conjunto de sensores que vibra quando a pessoa se aproxima de um obstáculo à distância de dois metros. Tarjas são colocadas nos pulsos, na cintura e nos joelhos, partes do corpo consideradas sujeitas a batidas.

Coordenador do evento, Fábio Carli anuncia que esta edição terá mudanças em relação às anteriores. — Além dos protótipos e maquetes, estamos aplicando um cunho mais científico às pesquisas e ao desenvolvimento dos projetos, aproximando mais à documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e obtendo, assim, resultados representativos.
O evento acontece de 4 a 6 de outubro. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário