segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Um ditador em Santa Rita do Sapucaí

O Brasil vivia a ditadura militar quando o presidente Costa e Silva desembarcou em nosso pequeno campo de aviação para paraninfar os formandos do Inatel, o que aconteceria no auditório da ETE FMC. Através de uma reportagem veiculada pelo jornal “O Estado de São Paulo”, em 23 de março de 1968, podemos conhecer detalhes interessantes da passagem de um presidente por Santa Rita do sapucaí.
Faixas e bandeirolas coloridas, toda a cidade nas ruas e um minucioso esquema de segurança aguardavam o Marechal Costa e Silva, em Santa Rita do Sapucaí. O avião presidencial pousou no aeroporto local às 10 e 20, quando o governador, Israel Pinheiro, secretários de estado, o prefeito e numerosas autoridades já estavam à espera, há mais de 30 minutos. Após passar em revista a tropa e cumprimentar as autoridades, o chefe do governo seguiu com o governador para a Escola de Eletrônica, percorrendo, em 20 minutos, os 10Km que separam o aeroporto da cidade. Um cortejo de cerca de 2000 (sic) carros o acompanhou.

Chegando à escola, o presidente cortou a fita de inauguração das novas instalações e dirigiu-se ao auditório onde cerca de 2000 (sic) pessoas se acotovelavam. Abrindo a solenidade, o prefeito Arlete Telles Pereira saudou o chefe da nação, fazendo-lhe entrega do título de Cidadão honorário, concedido pela Câmara Municipal.

Teve início a formatura do Inatel, quando foi composta a mesa e o presidente fez a entrega simbólica dos diplomas aos formandos, representados pelo primeiro aluno da fila, e proferiu o seu discurso. Antes, porém, reverenciou a memória de Sinhá Moreira e pediu que todos se levantassem e fizessem um minuto de silêncio em memória da fundadora da Escola de Eletrônica.

A certa altura, um garotinho maltrapilho, mas totalmente desinibido, postou-se diante do presidente e perguntou ao diretor da ETE, Padre Vaz, que estava ao lado: “Padre, esse aí que é o Costa?” O padre disse que sim, o presidente achou graça e afagou a cabeça do garoto. Não satisfeito, fez outra pergunta: “Aquele velho é que é o Israel?” O presidente achou mais graça ainda, o governador esboçou um sorriso e o menino saiu desenvolto.

No momento em que o presidente e o governador entravam no carro, diante da escola, uma professora primária, com voz estridente, gritou: “Viva o governador do Estado!” Houve um silencia de expectativa, mas ninguém se entusiasmou em responder.

Dali, a comitiva presidencial seguiu para o Inatel, em visita às pressas. Meio dia e meia, em ponto, o marechal Costa e Silva embarcou novamente no avião, com destino ao Rio de Janeiro. 

O governador ficou na cidade e almoçou na casa do Deputado Estadual Bilac Moreira Pinto, filho do embaixador Bilac Pinto, cuja família é natural de Santa Rita do Sapucaí.

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário