Os alunos do 4º ano curso de
Administração da FAI apresentaram o trabalho “Mercado Simulado” da disciplina
de Comunicação. Trata-se de uma atividade que agrega a teoria e a prática
empresarial por meio de uma metodologia diferenciada que proporciona
conhecimentos reais e decisões em grupo.
O professor, José Renato Silva,
propõe os segmentos das empresas e distribui para os grupos, que se dividem em
cargos e funções e determinam as ações como: nome da empresa, missão, visão,
valores, pesquisa de viabilidade e campanhas de divulgação. O ponto estratégico
da atividade “Mercado Simulado” é a busca por investidores, que são formados
por outros professores e por alunos do 3º ano de Administração. Os acadêmicos
recebem uma cota mínima da moeda fictícia, “Fais”, criada exclusivamente para o
trabalho. A partir disso, precisam se mobilizar para convencer os investidores
de que a empresa é viável e assim conseguirem mais capital para criá-la.
A simulação do dia-a-dia da
empresa permite que os acadêmicos proponham soluções e estratégias por meio de
conhecimentos adquiridos ao longo dos quatro anos do curso. O estímulo permite
desenvolver competências como: autonomia, responsabilidade, habilidade para
trabalhar em equipe, solucionar problemas, inteirar-se da linguagem do mundo
dos negócios e experiências nas áreas contábeis, financeira, pessoas,
marketing, produção, logística, responsabilidade social e empreendedorismo.
Durante as apresentações os
grupos investiram na imagem da empresa por meio da padronização visual,
brindes, exposição de produtos, degustação e panfletos. O aluno, André Luis dos
Santos, vê como principal contribuição do trabalho a inserção dos participantes
no ´mercado´. “Lidamos com a concorrência fizemos análises financeiras do
negócio e trabalhamos o marketing no lançando de nossos produtos. Posso dizer
que o mercado simulado foi um ensaio para os desafios que vamos encontrar
em nossa atuação como administradores”.
Uma das empresas criadas para o
trabalho foi a “Floricultura Bem Me Quer” da qual o grupo fez questão de inovar
na apresentação, fora da sala de aula. A integrante da equipe Natália V. Villar
Borsato conta como o “Mercado Simulado” foi gratificante. “Tivemos que
pesquisar o mercado de atuação (floricultura), além de fazer a campanha de
divulgação da loja e ainda conseguir investidores. Conseguimos perceber na
prática o que ocorre no mundo empresarial, identificamos grande competitividade
entre as empresas e o quanto ela necessita se esforçar para alcançar resultados
positivos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário