terça-feira, 9 de setembro de 2014

“Cidade Criativa, Cidade Feliz” e a revolução cultural em Santa Rita do Sapucaí

Organizadores do "Cidade Criativa, Cidade Feliz 21014"
A cidade nunca mais será a mesma. Conclusão inevitável para quem esteve em Santa Rita do Sapucaí, no mês de agosto de 2014. Desde a sua fundação, jamais ti-vemos um número tão grande de atrações artísticas e culturais, como no “Cidade Criativa, Cidade Feliz - Festival de Criatividade e Inovação”. O evento, resultado da união entre o poder público, instituições, sindicatos, associações, empresas, artistas e voluntários, atraiu a atenção de diferentes cidades do país para o poder de transformação da comunidade protegida pela “Santa dos Impossíveis”. Nos quase 30 dias de atividades, foram realizados 4 eventos musicais, 12 palestras, 5 peças de teatro, 3 projetos gastronômicos. 4 oficinas educativas, 2 finais de semana com diversidade cultural em praça pública, além de exposições, passeios e intervenções urbanas.
Alunas da Rede Pública Municipal se preparam para apresentação no Feirão Folclórico.
Através da criatividade de nossos artistas, a cidade tornou-se mais bela do que nunca. Nas salas de aula ou nas mesas de bar, ideias para novas atividades começaram a surgir e é possível notar que as pessoas querem repetir a dose o quanto antes.
Palestra com o filósofo Clóvis de Barros Filho.
O evento mostrou a que veio logo que teve início a palestra do filósofo Clóvis de Barros Filho, dono de um carisma e conhecimento invejáveis. Outra palestra muito concorrida aconteceu no dia 13, proferida por Lala Deheinzelin, ocasião em que os presentes também assistiram a um Tributo à MPB, executado pelo Patronagens Band, com direito à canja do professor José Praxedes Maria e dos MC´s do “Projeto Consonância”. Em seguida, todos foram convidados a saborear diversas receitas, no aguardado “Delícias do Café”, em um salão anexo.
Palestra com Lala Deheinzelin.
Professor Praxedes e Patronagens Band em Tributo à MPB.
Projeto Consonância e Patronagens Band no Tributo à MPB.
No dia 16 de agosto, sábado, Santa Rita amanheceu ensolarada, enquanto a praça era fechada para a apresentação do “Vale Music Festival”. Bem cedinho, as tendas eram preparadas, as faixas de trânsito começaram a ser decoradas por alguns de nossos artistas (Arte na Faixa) e as árvores da praça foram adornadas com violões, bandolins e guitarras. Para chamar a atenção das pessoas quanto à história, à criatividade e à música, o Coronel Francisco Moreira recebeu uma guitarra e passou a fazer parte da festa. O festival foi estrategicamente montado em frente à sua casa (local onde também morou Sinhá Moreira) como uma home-nagem a esta importante família. Por volta das 16 horas, a praça foi transformada em uma pista de foxtrot, momento em que crianças olhavam admiradas para aqueles instrumentos esquisitos e os adultos ficavam maravilhados com o talento dos músicos. Enquanto as bandas se apresentavam, algumas tendas eram muito concorridas. Mariângela Janjic, filha do construtor das grutas da Vista Alegre e da pracinha da cadeia, montou uma tenda de tacos mexicanos e chili beans. Enquanto isso, o chopp Libertas, prata da casa, produzia grandes filas e provava que nossa especialidade não é apenas o delicioso pão cheio. Aninha, do Parada Obrigatória, não somente cedeu sua chopperia para uma apresentação do “Vale Music”, na noite anterior, como mostrou, em outra tenda, porque a “Famosa Berinjela da Casa” é o prato mais pedido em seu estabelecimento. Já o chef, Pablo Nogueira, não deu conta de tantos pedidos do seu “cachorro-quente gourmet” e teve que esgotar todas as salsichas da cidade para dar conta do recado. O mesmo aconteceu com uma versão “pocket” da Adega do Patrão que ofereceu deliciosos vinhos e queijos, em outra tenda.
Vale Music Festival levou apresentações de Soul e Jazz à Praça Santa Rita.
On the Street Jazz Band transformou a praça em uma pista de Foxtrot.
No início da semana seguinte, crianças da rede pública municipal começaram a participar de uma curiosa oficina, intitulada “Cinema no Pano”. Pela internet, foi possível acompanhar a incrível experiência vivida pelos alunos da Escola José Ribeiro de Carvalho (Nova Cidade), através de lições que incluíam “stopmotion” (animação com massa de modelar), pintura, edição de imagens, danças e até uma aula de maquiagem para filmes de terror. O resultado foi visto no final de semana seguinte, antes da apresentação da peça “O pequeno príncipe” pelo grupo Taetec, da ETE FMC. Esta peça, vale dizer, não foi a única. Uma semana antes, um espetáculo chamado “Mar&Ana”, escrito pelo santa-ritense Andrew Persi havia sido um sucesso de crítica e de público e uma apresentação do ator João Signorelli (Monólogo de Gandhi), faria um enorme sucesso. Tal atenção à 5ª arte integra um programa mais abrangente, que recebeu o nome de “A criança vai ao teatro”, em que os alunos têm estudado as obras, antes de assistirem às peças.
Artistas locais participaram do "Arte na Faixa".
No final de semana seguinte, crianças das escolas municipais começaram a chegar à Praça Santa Rita com roupas típicas, muito bem feitas, em homenagem ao folclore e tomaram parte do Feirão Folclórico. “Tal atividade teve início nas salas de aula. As crianças aprenderam bastante sobre o folclore, antes de realizarem suas apresentações.” - ressalta Wander Wilson Chaves, espécie de curador do “Cidade Criativa”. No mesmo sábado, tendas foram montadas pelo Inatel e pela ETE. Dentre diversas atividades foi realizada uma bonita homenagem ao cinegrafista, goleiro e colecionador de imagens históricas, Luiz Carlos Lemos Carneiro, em paineis que exibiam fotos antigas e passagens de sua carreira. Esta, aliás, não foi a única referência a ele naquele dia. Pela manhã, a prefeitura também viria a homenageá-lo de maneira muito comovente no palco do Feirão, momento em que entregou uma placa à sua esposa. 
Personalidades de Santa Rita contaram suas histórias no "Projeto Lendas Vivas".
No início da tarde, aconteceu o “Projeto Lendas Vivas” com a presença de personalidades locais que falaram sobre as suas experiências pessoais e contaram causos envolvendo os mais diferentes assuntos. A primeira convidada foi a campeã de triathlon, Tainá Desidério, que relatou como foi o seu processo de recuperação após ter sido atropelada por um caminhão e perder o movimento das pernas. Em seguida, o músico erudito Ricardo Abrahão traçou, de maneira brilhante, a história da música em Santa Rita, com destaque para a pianista Lourdes Brigagão que, segundo contou, executava obras de Villa-Lobos para o próprio maestro. A próxima atração foi Dona Zinita, filha do criador da letra do hino do Bloco dos Democráticos e Milton Marques (presidente do Ride) que falaram sobre a origem das agremiações. O convidado seguinte, professor Justino, contou causos hilários que colecionou em seus quase 50 anos de carreira, inclusive sobre a vinda de um circo de striptease à cidade, na década de 60. O evento também contou com a rica experiência de vida do doutor Luiz Donato que, dentre outros feitos, participou da autópsia do nazista Mengele. Após um show de oratória, o advogado e músico, Caio Nelson Vono, finalizou o evento com uma apresentação de ragtime (estilo considerado o pai do jazz) ao piano.
Elenco e público presente no musical Mamma Mia.
Elenco do musical Mamma Mia.
Mamma Mia: sucesso de crítica e de público, deve percorrer a região com espetáculo criado para o Cidade Criativa.
O ator Antônio Signorelli em seu "Monólogo de Gandhy".
Crianças participam da oficina "Cinema no Pano".
Outra atração muito reverenciada naquele sábado foi uma ofici-na de stencil oferecida pelo artista plástico Diego Das para as crianças. “Hoje foi corrido, cheio de canseira, mas divertido demais! Se dali sair um pequeno interesse ja valeu a pena!” - declarou Diego. Bem ao lado, em torno da estátua do Chico Moreira (já sem a guitarra), uma árvore de gibis fez a alegria da criançada, barracas de artesanato vendiam de tudo um pouco e uma roda de capoeira atraiu bom número de turistas. 
Maquiagem de filmes de terror no "Cinema no Pano".
Criança se diverte enquanto é feita sua caricatura.
A última semana do “Cidade Criativa, Cidade Feliz” ainda teria espaço para diversas palestras, um espetáculo de danças folclóricas, além do Encontro de Corais e de um espetáculo musical, intitulado “Mamma Mia”.
Encontro do fanfarras.
Difícil imaginar o que será de Santa Rita daqui pra frente. Ideias têm surgido a todo momento e não se fala de outra coisa, senão na próxima edição. Que ações inspiradas no “Cidade Criativa, Cidade Feliz” tornem-se corriqueiras e que possamos ser referência não somente em tecnologia (nossa especialidade) como também em cultura e artes. A todos que integraram este grande projeto em torno da transformação cultural do município nossos parabéns e votos de que novas expressões e lideranças surjam para que, nos próximos anos, tal evento possa ganhar ainda mais força.
Feirinha de Artesanato.
Visitantes prestigiam o "Vale Music Festival".
Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário