Jovens vestibulandos vindos de toda região lotaram as salas de aula da FAI no último sábado, na disputa por uma das vagas oferecidas nos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Pedagogia. Além da FAI, as provas foram realizadas também em Pouso Alegre e Itajubá, para atender os candidatos que residem mais próximos dessas duas cidades.
![]() |
Equipe FAI recepciona candidatos do Vestibular. |
Meninos ainda, a maioria sem completar 18 anos, eles chegam com seus pais, com amigos, ou mesmo sozinhos, mas todos têm em comum a busca de um sonho e de um futuro promissor. O nervosismo da prova, comum a qualquer vestibulando, é recompensado com o resultado e a confirmação da aprovação. Para aqueles que não veem seu nome na lista, o sentimento é de tristeza, decepção e frustração, mas fica a experiência que, com certeza, dará mais confiança numa próxima vez.
O sorriso no rosto na saída é também a marca do alívio por um trabalho concluído e, possivelmente bem feito. Melhor ainda é ouvir sobre o que eles querem e descobrir que a FAI faz parte dos seus sonhos, como no caso da candidataLilian Leandra Raimundo:
“Como todas as pessoas, eu não seria diferente ao ter sonhos, e o que seria o meu? Fazer uma faculdade que eu gosto, que é Administração. Escolhi a FAI pois é uma Instituição de ensino reconhecida,com profissionais qualificados, pessoas que estão sempre ali, à disposição para ajudá-lo. Minha expectativa com este curso é ter conhecimento para atuar na área que eu gosto, tendo um diferencial, reconhecimento. Conseguindo passar no vestibular seria um sonho realizado, pois tenho objetivos e sonhos a serem realizados e não vou desistir do que eu quero, apesar das circunstâncias que temos na vida, dificuldades não vou desistir dos meus objetivos”.
Interessante também é saber da percepção de um professor que, desde 1974, trabalha nos vestibulares da FAI e que tem um diagnóstico sobre as mudanças ocorridas ao longo desses anos que tem trazido maiores dificuldades para os candidatos. De acordo com o professor Paulo Renato, é perceptível as diferenças entre o jovem de hoje e o jovem do passado. A tecnologia, a Internet, tem ajudado a desenvolver o raciocínio lógico, que está mais rápido, enquanto que se observa uma menor capacidade de leitura e interpretação. Nas palavras do professor: “nós temos vários tipos de inteligência e algumas delas têm sido prejudicadas, principalmente a capacidade de abstração e de interpretação de textos”.
A lista dos aprovados já está publicada no site da FAI e os novos alunos que iniciarão seus estudos em 2014 já estão fazendo suas matrículas. Uma segunda chance será dada em janeiro para aqueles que não conseguiram participar do vestibular de novembro: o VESTIBULAR DE VERÃO DA FAI será realizado no dia 25 de janeiro e as inscrições estarão abertas a partir de 9 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário