sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Artista da Rua da Pedra recebe homenagem neste sábado

Uma artista plástica que mora na rua Antônio Telles, a conhecida “Rua da Pedra” em Santa Rita do Sapucaí (MG), acorda quase todos dias bem cedinho. No alpendre da casa, observa o movimento da rua. Nada escapa ao seu olhar. O preenchem os pássaros, os carros que passam na rua, as pessoas que passeiam pelos passeios. De suas cores e de suas tintas, reflete o dia-a-dia nos seus trabalhos, muitas “telas” em círculos de isopor que já se contam bem mais de 100. Neste sábado, ela recebe uma justa homenagem, o Prêmio/Incentivo Superação Através da Arte, oferecido pela Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí.
 
Ela tem 35 anos e chama-se Patrícia Magalhães Martins. Ela também sonha, e muitos sonhos já pararam em seus quadros. Seu sonho mais bonito começou em 2007, quando começou a pintar. Incentivada por sua fisioterapeuta, Cláudia Garcez, deu continuidade nas aquarelas a já bonita trajetória de sua vida. "O que você mais gosta de fazer?", perguntou Cláudia a Patrícia. “Pintar”, foi a resposta imediata. A fisioterapeuta relata que o processo foi um “despertar de uma vida”.  “Aos poucos foram surgindo os primeiros traços, letras e cores... e foi um verdadeiro despertar de vida. A Patrícia é uma pessoa que pode servir de exemplo para muitas outras pessoas, pois ela com o seu mínimo, faz o seu máximo. Ela desenvolveu a sua própria habilidade com o pincel e a sua boca, realizando novos desenhos que chegavam no seu pensamento, sem nunca ter aprendido nenhuma técnica. São pessoas como a Patrícia, que possuem um espírito de superação, de acreditar na vida e no seu potencial, que todos nós podemos nos espelhar, olhando a vida de forma verdadeira, valorizando o que tem que ser valorizado e agradecer mais do que reclamar”, comenta a fisioterapeuta.  

Patrícia estudou na Apae até os 18 anos e sempre foi muito alegre. Ela passa o tempo pintando, produz dezenas de obras todos os dias. Seus quadros preferidos são as orquídeas que reproduz. Além do que vê na Rua da Pedra, retrata também seus programas prediletos de tevê, seus sonhos, os cachorrinhos da casa. Lúcia Helena Magalhães, sua mãe, tem muito orgulho da filha artista. “Fico muito feliz, o povo só a elogia”, diz a mãe. Além dos quadros, Patrícia escreve cartões de Natal para amigos e parentes. As encomendas deste ano já começaram, pincéis em atividades e tintas que não acabam mais. 

O cartunista e escritor Victor Hugo Neira Muñoz, membro da Academia de Letras, morou por muitos anos na Rua da Pedra e sempre prestou atenção na moça que pintava no alpendre. “Morava na Rua da Pedra e de repente percebi que havia uma menina que ouvia música e ficava pintando. Prestei mais atenção e percebi que, além de ser cadeirante, tinha uma deficiência motora. Achei extraordinário o fato desta menina com todas as dificuldades fazendo pinturas com o pincel na boca. Pensei: quanta gente, ao menor percalço, pensa que o mundo está acabando. E quanta gente não faz nada e arranja desculpa para não fazer. Ela merece um reconhecimento”. 

O reconhecimento foi referendado por unanimidade na última reunião da Alca, em outubro. Patrícia receberá o Prêmio/Incentivo Superação Através da Arte 2013, decidiram todos os Acadêmicos presentes àquela reunião. A cerimônia acontece neste sábado (30) no Auditório Aureliano Chaves no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações. Às 18h estarão lá amigos, parentes e todos que gostam desta artista tão produtiva e criativa.

Texto e fotos: Evandro Carvalho, Alca.

Um comentário:

  1. EU A VI PINTANDO COM O PINCEL NA BOCA , INACREDITAVEL, ADMIRAVEL , QUE FORÇA DE VONTADE INCRIVEL

    ResponderExcluir