Esta é uma das seções do blog que aprecio muito fazer: retratar em desenhos personalidades conhecidas de Alfenas. E hoje o homenageado é o escritor, jornalista, leitor voraz e eterno apaixonado por teatro, Waldir de Luna Carneiro, que com mais de 60 anos dedicado à dramaturgia, possui dezenas de peças escritas e outras tantas encenadas.
O Sr Waldir é natural de Santa Rita do Sapucaí (07/03/1921), porém adotou Alfenas como sua casa em 1938. Quando jovem, trabalhou com arquitetura e no período que serviu a Força Expedicionária Brasileira (no Rio de Janeiro) desenhava histórias em quadrinhos satirizando os momentos difíceis do quartel.
Waldir de Luna Carneiro é um dos nomes mais homenageados do teatro mineiro. Em 2002 foi agraciado pelo Governo de Minas Gerais com a “Medalha da Inconfidência” por seus trabalhos no campo da literatura e dramaturgia; e em 2005 recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pela Unifenas (yeah, eu tive a honra de estar presente nesta homenagem).
Viúvo da professora Zélia Amaral Carneiro, tem sete filhos, e apesar de já ter passado um pouco dos 90 anos, continua lúcido, ativo e ainda escrevendo para teatro e jornais.Curiosidade: o Sr Waldir já escreveu de tudo: comédias, dramas, contos, livros infantojuvenis e até roteiros para cinema. O filme “O levante das saias” de 1967 é de sua autoria. Este longa metragem foi todo rodado aqui em Alfenas e o tema gira em torno da revolta das mulheres em relação aos seus maridos.
Quer saber mais sobre esta matéria? Clique aqui
Que bacana ver um trabalho meu por aqui.
ResponderExcluirObrigado pela citação. E vida longa ao seu Waldir de Luna Carneiro.
Cordial abraço e paz.