quinta-feira, 29 de março de 2012

Santa Rita do Sapucaí (MG): Metalúrgicos registram aumento no número de demissões

28 de março de 2012, Site da Força Sindical

As homologações feitas no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Santa Rita do Sapucaí e Região têm estendido o horário de atendimento da entidade até as 19h. No primeiro trimestre deste ano já foram realizadas 952 rescisões no Sindicato. Foram 332 em janeiro, 279 em fevereiro e nesse mês de março já passam de 341. Esse fato começou a ser registrado no mês de novembro. Em apenas um dia uma empresa demitiu 46 trabalhadores.

Os registros da entidade apontam que a maioria das empresas do município, conhecido como o Vale da Eletrônica, tem demitido trabalhadores sem justa causa. O número é considerado alto para um município com população estimada em 37.754 mil segundo o IBGE. “Essa sem justa causa tem que ter causa”, comenta a presidente do Sindicato e presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Minas Gerais, Maria Rosângela Lopes.

“Os trabalhadores têm vivido a incerteza constante de que podem ser demitidos de uma hora para a outra. Em minha opinião, isso se chama desindustrialização”, argumenta a presidente ao analisar as demissões em Santa Rita.

A demissão, segundo a presidente, é para reduzir a folha de pagamento. Ao demitir trabalhadores mais experientes, você os troca por novatos que ganham menos. “Você reduz a folha e a qualidade dos produtos também pode ser reduzida”, complementa Rosângela para dizer que esse tipo de postura não é vantajosa para a indústria local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário