terça-feira, 5 de outubro de 2010

A identidade secreta de Pantera

Em Santa Rita do Sapucaí, sempre tivemos o privilégio de conhecer algumas pessoas especiais. Pessoas, que vão chegando de mansinho e logo passam a fazer parte de nosso cotidiano. Dentre elas, está o Pantera. Um dos mais ilustres personagens que Santa Rita já teve o prazer de conhecer e que tem como missão levar alegria e informação a todos que o cercam. Descubra a identidade secreta desse querido amigo e conheça um pouco de sua vida na reportagem de Jonas Costa.


Se o Sr. Sebastião Marcelino Teixeira fosse um cidadão comum, este seria apenas seu nome de batismo. Mas “Pantera”, como é chamado, pode ser considerado um cidadão incomum. Trata-se de uma das figuras mais conhecidas e queridas de Santa Rita do Sapucaí. Incrivelmente, Sebastião Marcelino Teixeira tornou-se a identidade quase secreta de Pantera.
O apelido surgiu no bairro da Rua Nova quando Sebastião passava da infância para a adolescência. Excessivamente alto e magro, o rapaz acabou comparado à Pantera Cor-de-Rosa, personagem de desenho animado que fazia sucesso entre os jovens da época. A Pantera norte-americana surgiu em 1963, três anos depois do nascimento do Pantera santa-ritense.

Sebastião é filho de José Marcelino e Maria José Marcelino, mas foi adotado com um ano e sete meses pelo casal Geraldo Silvério Teixeira e Francelina Maria Teixeira. Antes de mudar-se para a Rua Nova, a família do ferroviário Geraldo vivia numa casa próxima à antiga Estação Afonso Pena.

Pantera tem cinco irmãos – dois biológicos e três adotivos. É, de longe, o mais popular de todos. Maria Izaura, irmã adotiva, reconhece a fama de Sebastião: “Nossa família acha muito gratificante o carinho que as pessoas têm por ele. Meu pai, que era uma pessoa muito simples, ficou conhecido por ser o pai do Pantera.”
Apesar de aposentado, Pantera está sempre na Prefeitura, onde trabalhou por 22 anos.
Nosso heroi herdou a simplicidade do Sr. Geraldo. Esta é uma de suas muitas qualidades. A solicitude é outra virtude deste personagem da vida real. Simples e prestativo, ele está sempre no Paço Municipal, embora tenha se aposentado após 22 anos de trabalho na Prefeitura. O que faz lá? Entre um favor e outro, muitos amigos.

6 comentários:

  1. Ele realmente é uma pessoa super carismática.

    ResponderExcluir
  2. deveria receber a chave da cidade. Outro que merece a mesma homenagem é o Juca dos Correios.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com voce anõnimo.
    Juca é um patrimonio da cidade.
    Já o pantera é um figuraço.

    ResponderExcluir
  4. eu nun gostei dos comentários, parece que o pessoal tem medo de se comprometer, não é memo?

    ResponderExcluir
  5. Juca tem que receber uma homenagem , trabalhou sobre sou e chuva dia a pós dia e sempre com seu sorriso estampado no rosto !!!... um grande cidadão de SRS!!!

    ResponderExcluir
  6. Passei muitas férias em Sta.Rita e ele sempre estava lá na praça, sempre alegre e distribuindo sorrisos...saudades desse tempo bom.

    ResponderExcluir