sexta-feira, 18 de julho de 2014

PROJETO LENDAS VIVAS JÁ TEM 7 ATRAÇÕES CONFIRMADAS

Já pensou em um show onde os “artistas” são pessoas de sua comunidade, com histórias extraordinárias para contar? Pois esta é a proposta do “Projeto Lendas Vivas” que acontecerá no dia 23 de agosto, em Santa Rita do Sapucaí (MG). O evento será promovido em uma tenda montada na praça e contará com 10 convidados que se revezarão em um sofá, sobre um pequeno tablado. Cada um deles, terá meia hora para contar suas experiências.


No ano passado, a primeira edição do evento contou com um bom número de visitantes e recebeu diversas personalidades como o neto do Conde Zeppelin (que vive em Santa Rita), um sobrevivente dos campos de concentração da ilha de Java, um artista que pinta apenas abelhas, um pracinha da segunda guerra, dentre outros. A expectativa é que, nesse ano o público seja ainda maior e, como aconteceu em 2014, o evento também será transmitido pela internet.

Até o momento, sete atrações já estão confirmadas.
Confira quem serão alguns dos convidados:

Dr. Luiz Donato
De origem humilde, o santa-ritense Luiz Donato teve uma infância difícil, passou por sérios problemas de saúde e considera que sobreviveu graças a uma intervenção divina. Nos anos seguintes, colecionaria dezenas de histórias e se tornaria referência entre os jovens da cidade. Com muita garra, estudaria medicina em Lisboa, se tornaria diretor do grupo de radiologia do IML de São Paulo e integraria a equipe que realizou a autopsia de Josef Mengele, um dos mais sanguinários carrascos Nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.

Ricardo Abrahão
O Santa-ritense, Ricardo Abrahão, é cantor lírico, professor de canto erudito, pianista, compositor, arranjador e musicólogo. Estudou em Berlim, onde participou de recitais e concertos, sendo especialista em música erudita alemã. É reconhecido internacionalmente como um dos maiores gregorianistas da América Latina e formador da Scholae Cantorum. Ministra cursos e faz conferências acadêmicas, sendo professor de canto gregoriano no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, onde cantou para o Papa Bento XVI.

Tainá Desidério
Com 18 anos, a santa-ritense Tainá Desidério tem se destacado no cenário do triathlon nacional. Dentre outras competições, foi campeã do X-Terra em 2009 e do Troféu Brasil de Triathlon, em 2010. A prova de fogo, no entanto, foi quando a jovem teve a promissora carreira interrompida em setembro de 2010, após ser atropelada por um caminhão. Gravemente ferida, ficou temporariamente paraplégica e viu todos os seus sonhos serem colocados em risco. Com o apoio da família, Tainá estava de volta aos treinos em maio de 2011 e se prepara para disputar, no dia 26 de outubro, em Miami, nos EUA, o Ironman 70.3. O circuito terá oito horas de duração e engloba 2 km de natação, 80 km de bicicleta e 21 km de corrida.

Giovanna Brandão
Giovanna Brandão é uma bem sucedida artista santa-ritense que, além de produzir diversas obras, realiza frequentes intervenções nos muros da cidade. O que muitos não sabem é que, há alguns anos, ela passou por um sério problema de saúde e alcançou a superação através da arte. A artista dividirá o palco do "Lendas Vivas" com Tainá Desidério e, juntas, contarão ao público presente como conseguiram transformar seus desafios em histórias de sucesso.

Professor Justino
Professor Justino é uma lenda na cidade. Morador de Santa Rita desde a adolescência, ele acompanhou a trajetória da ETE e do Inatel e colecionou um bom número de histórias, como esta que verão a seguir: "No começo dos anos 60, em uma cidade pequena como Santa Rita, a gente estudava na ETE e apareceu por aqui um circo de “Striptease”. Era engraçado porque os estudantes baixavam todos por lá. Era uma novidade pra todo mundo. Na ETE, éramos todos adolescentes, na faixa de 15 a 18 anos. Houve uma reação por parte da comunidade mais tradicional, mas o circo só enchia! Era um circo mesmo. Tinha as cadeiras à frente e as arquibancadas ao fundo. Como os estudantes, no máximo, conseguiam dinheiro para irem na arquibancada, certa noite um dos nossos colegas levou um binóculo! Você não imagina a disputa que foi! Ele mesmo aproveitou pouco! O binóculo ficou o tempo todo correndo pra lá e pra cá! Cada um puxava para seu lado.”

Felipe Ribeiro
O santa-ritense Felipe Ribeiro é um jogador de basquete profissional com passagem por grandes clubes do país como Ribeirão Preto, Franca, Paulistano e Corinthians. Um dos mais reconhecidos atletas da atualidade, defendeu a seleção brasileira e foi campeão dos Jogos Mundiais Militares. Presença confirmada no "Lendas Vivas 2014" ele contará como conseguiu se tornar um atleta profissional e as experiências vividas nesse período.

Toninho
Um evento de causos sem a presença de um pescador? É claro que não! Toninho é uma preciosidade local. Morador da rua do queima e pescador de profissão, ele conheceu o lendário Dito Cutuba, ajudou a resgatar as vítimas da tragédia da ponte metálica, adora um carteado e colecionou diversas histórias enquanto trabalhou como mecânico. Imperdível.

Um comentário:

  1. Simplesmente "F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O!!!
    Sou jornalista, poeta, escritor, pesquisador, historiador e historiógrafo, arquivista e acervista, Presidente Fundador da Academia Santhomeense de Letras, Arte e Cultura na cidade de São Thomé das Letras/MG.
    Já organizei de "tudo", shows de calouros locais, dicionário interpretativo e emplacamento de ruas, exposições fotográficas diversas sobre a cultura, arquitetura e pessoas da comunidade. Tenho vários livros publicados e estou trabalhando nas horas vagas na "tradição oral". No entanto, mesmo dotado de boa criatividade e visão nunca havia pensado num projeto como esse. PARABÉNS pela magnífica iniciativa a qual não só fomentará a cultura dos antepassados de Santa Rita como irá resgatar fragmentos de suma importância para o município e região. Ricardo Serra Kayapó

    ResponderExcluir