quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Elen Cristina é a vencedora do Prêmio Sociedade Conectada Ericsson 2014

“Os mundos real e virtual já não podem ser separados. Ambos são a mesma coisa.” Assim declarou Elen Cristina de Oliveira Salustiano, vencedora do Prêmio Sociedade Conectada, promovido pela Ericsson, durante a Projete - a Feira da Projetos Futuristas da ETE FMC.
A pousoalegrense, matriculada no segundo ano do Curso Técnico em Eletrônica, conta que a sua motivação para participar do concurso de redação promovido pela multinacional sueca foi garantir uma bolsa de 100% para o próximo ano. “O fato de ser um evento promovido pela Ericsson também me motivou muito. Eu estava em dúvidas sobre optar por Equipamentos Biomédicos ou Telecomunicações e agora fiquei mais interessada pela segunda opção. Como já tinha bolsa, ela deve ser destinada a outro aluno que também precise.” – declara. 

Além de cursar o terceiro ano gratuitamente, Elen também foi agraciada com uma placa comemorativa. “Estou muito feliz. Até hoje as pessoas me parabenizam.”

Esse foi o ano de Elen. Além do concurso de redação, o grupo o qual a garota integrou durante a Projete foi vencedor de dois importantes prêmios. Além de ganhar um curso da empresa Clear CFTV, outra parceira da ETE FMC, o projeto “Druggist Dispenser” também foi escolhido para representar a instituição na Febrace 2014 – a maior Feira de Ciências e Engenharia da América Latina. Dotado de uma tecnologia inovadora, a invenção utiliza um Aplicativo para Celular (APP), desenvolvido em sistema Android, para controlar a liberação de medicamentos em hospitais e postos de saúde. “As chances de sucesso na Febrace são muito grandes, uma vez que o equipamento emprega um componente inovador para auxiliar em uma atividade que poderá beneficiar diversas pessoas.” – Afirma Alexandre Loures Barbosa, Diretor Geral da ETE FMC.

A Projete

Composta por invenções em aplicativos, drones, games, biomedicina e outras tecnologias, a Projete – Feira de Projetos Futuristas da ETE FMC – chegou à sua XXXIII edição com projetos mais inovadores do que nunca. Conectada às tendências globais, a instituição tem incentivado seus alunos a desbravarem o vasto território da eletrônica para trazer soluções inteligentes e absolutamente criativas.

Oportunidades desde muito cedo

O que mais se vê, atualmente, são jovens tornarem-se profissionais bem sucedidos, antes mesmo de ingressar na faculdade. Como as mudanças tecnológicas estão cada vez mais rápidas, quanto antes o aluno tomar contato com o que acontece no mundo, mais preparado estará para conquistar uma carreira bem sucedida. De olho nas oportunidades, a ETE FMC está antenada com o mercado global, tendo a oportunidade de oferecer um curso completo, tanto em conteúdo quanto em formação humana. As inscrições para o Processo Seletivo ETE FMC 2014, que acontece no dia 7 de dezembro, já estão abertas. Para se informar a respeito das inscrições basta acessar o site www.etefmc.com.br ou ligar (35) 3473 3600.
Veja, a seguir, o texto produzido por Elen, vencedora do Prêmio Sociedade Conectada Ericsson 2014:

Vivendo no mundo Virtual

Não dá mais para separar o mundo real do virtual, pois, na maioria das ações, há conectividade. Estima-se que, em 2020, 50 bilhões de coisas estarão conectadas, sendo 2 bilhões no Brasil. Essa era de grande desenvolvimento tecnológico trará benefícios para a educação, para a economia e para o meio ambiente.

Grandes projetos já estão sendo testados, como o corpo humano com conectividade móvel e as casas inteligentes. Com um clique, já é possível saber quantos estacionamentos existem em uma cidade, se há vagas neles e onde as pessoas estão, em tempo em real. Isso é só o começo.

Hoje, as escolas públicas utilizam computadores com internet, o que possibilitou o aumento no índice do desenvolvimento da educação básica. Em Piraí (RJ), no ano de 2005, o índice era de 2,4. Com o uso de tecnologias, tal índice subiu para 4,6 – meta prevista para 2015.

O PIB do país crescerá com as novas oportunidades de emprego, além da demanda por cursos profissionalizantes e pessoas capacitadas. A área de entretenimento também melhorou. O novo “Playstation 4” e o “Xbox One” funcionarão conectados, o que tornará possível compartilhar jogos com os amigos e, ao mesmo tempo, conversar nas redes sociais. Ficou mais fácil se divertir agora.

A sociedade conectada propõe mais interatividade e qualidade de vida, transformando o lugar e o cotidiano, e assim, buscando encontrar possíveis soluções para os problemas do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário