quinta-feira, 18 de julho de 2013

Processo Judicial Eletrônico chega a Santa Rita

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi instalado na segunda-feira (15), na Vara do Trabalho (VT) de Santa Rita do Sapucaí (MG), e por isso, todas as novas ações trabalhistas propostas no município passam somente a ser recebidas pelo sistema eletrônico. Para que isso ocorra, juízes, servidores e advogados já passaram por capacitação para que a implantação não cause prejuízo a nenhuma das partes envolvidas no processo.
O advogado Daniel Carli Teixeira, da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Minas Gerais, que também prestigiou a solenidade, em nome dos advogados da região, falou da sua satisfação e disposição para contribuir com a melhoria da prestação jurisdicional. A primeira ação a tramitar pelo PJe na VT de Santa Rita do Sapucaí, com audiência já marcada para o próximo dia 19 de setembro, foi protocolizada pelo advogado Mário Zucolin Belasque.
Também presente, a juíza Érica Martins Júdice, titular da VT de Santa Rita, resumindo o pensamento de todos, disse tratar-se de mudança radical de procedimento, que visa ampliar a celeridade, segurança, economia, transparência e publicidade dos atos processuais. "A ideia primordial por trás das modificações em questão é a de agilizar, dinamizar e encurtar os entraves causados pela burocracia e pelo distanciamento comum na tramitação e encaminhamento das causas processadas em meio físico ou do chamado papel. Com o processo eletrônico, de acordo com a juíza, altera-se, profundamente, a partir de agora, a forma pela qual serão praticados todos os atos processuais em nossa justiça especializada, seja pelos magistrados, pelos servidores ou pelos participantes da relação processual, dentre os quais destaco os advogados. O uso da tecnologia da informação, leva ao temido e ao mesmo tempo desejado fim do uso do papel. Não haverá, de modo geral, mais documentos físicos, nem os famosos carimbos.
(Fonte: TRT-3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário