quarta-feira, 11 de julho de 2012

EPTV: Urnas eletrônicas estão quase prontas em Santa Rita do Sapucaí, MG

As urnas eletrônicas que serão usadas para as eleições de 2012 já estão quase prontas em Santa Rita do Sapucaí (MG), região conhecida por “Vale da Eletrônica”, no Sul de Minas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encomendou 152 mil aparelhos que serão usados em todo Brasil no mês de outubro. Ainda estão em produção 35 mil urnas.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À REPORTAGEM
O processo de montagem na fábrica é supervisionado por técnicos do TSE. Segundo eles, a produção das urnas, é realizada em três etapas. A primeira é a montagem dos componentes que formam o sistema interno e externo. Depois é hora de carregar as baterias por seis horas. Por fim, os funcionários fazem os últimos testes, a limpeza e a embalagem das urnas.
Cada urna custa, em média, R$ 1,2 mil. De acordo com o gerente de produção do TSE, Ivanildo Soares Pereira, os novos equipamentos vão substituir os antigos. A previsão é de que eles sejam entregues no mês que vem.

A empresa contratou 280 pessoas para a produção das 35 mil urnas eletrônicas restantes. São produzidas por dia 1,1 mil urnas, mas a capacidade de produção é de até 2,2 mil aparelhos por dia.

A fábrica de urnas só funciona no período de eleições. Nos outros anos, a unidade da empresa em Santa Rita do Sapucaí faz revitalização e reciclagem de caixas eletrônicos que são fabricadas pela matriz, em Manaus (AM).

Sistema biométrico 

Desde 2008, o sistema biométrico passou a ser usado em algumas cidades do país. Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 7,5 milhões de eleitores poderão ser identificados pelas impressões digitais ainda nas votações deste ano.

No Sul de Minas, apenas Itapeva e Marmelópolis fizeram o cadastro para o voto biométrico. Em Itapeva, 5,9 mil eleitores tiveram a biometria cadastrada enquanto Marmelópolis fez o recadastramento biométrico de 2,5 mil eleitores. O recadastramento terminou em fevereiro deste ano.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário