terça-feira, 3 de julho de 2012

Comentarista do Canal Combate - Santarritense Fernando Kallás - analisa luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen

 "O Anderson é provavelmente o lutador mais completo da história, mas ninguém é perfeito. O único 'buraco' no jogo dele sempre foi a defesa de quedas. Mas ele sempre compensou essa deficiência com sua genialidade nos outros elementos. É só analisar suas lutas contra Carlos Newton, Dan Henderson e Travis Lutter, por exemplo.
 
Sonnen: sem surpresas?Além do jiu-jitsu extremamente subestimado, se sente a vontade jogando na guarda, por baixo, com um queixo de titânio e frieza extraterrestre pra saber capitalizar como ninguém um mínimo erro do adversário. Pra fazer as transmissões eu estudo todas as lutas de um atleta duas ou três vezes e, baseado no histórico do Anderson, eu realmente acredito que ele não estava 100% na primeira luta com o Sonnen. Revendo aquela luta fica evidente que algo estava errado... Alguma coisa não encaixa. E mesmo assim ele conseguiu tirar aquele triângulo da cartola.

Por isso não consigo vê-lo perdendo a luta de sábado, 100% e com toda a motivação que foi criada. O Sonnen é um atleta fortíssimo e um wrestler de altíssimo nível que trabalha como ninguém o double-leg e as transições de greco na grade, mas que só sabe jogar na ofensiva. Ele trava quando precisa se defender e contra-atacar. Sonnen só tem uma estratégia que é botar pra baixo e trabalhar o ground and pound. O Anderson precisa trabalhar as transições na guarda e raspagens. E quando estiver de pé, girar e usar golpes de encontro, como o joelho que entrou tão bem como contra Newton e Lutter, por exemplo.

Sinceramente, acho que o jogo do Chael Sonnen não casa com o do Anderson. O brasileiro terá de partir pra dentro e forçar o americano a lutar na defensiva. Senão, haja coração porque será uma luta muito parecida com a primeira. O Sonnen vai botar pra baixo e o Anderson vai ter de usar sua genialidade pra capitalizar um dos momentos de lapsos de concentração que Sonnen regulamente apresenta. Será genialidade contra pragmatismo e, em lutas de cinco assaltos, acredito que o coração e talento do campeão tarimbado serão o diferencial".
Ex comentarista do Canal Combate, Fernando Kallás atua na Agência ZED (Madri)

Um comentário:

  1. Parabéns pela análise, Fernando.
    Sou fã do esporte, mas, ultimamente, tenho me decepcionado com o UFC.
    Prioriza-se somente o show, e algumas regras básicas são esquecidas.
    O Sonnen já foi pego no exame antidoping na luta anterior com o Anderson e, como outros atletas que também já testaram positivos, recebeu uma punição leve. Agora, dizem que ele sofre de hipogonadismo (com certeza, por sempre ter tomado esteroide) e que precisa do hormônio para reposição. Muito estranho.
    Em relação à luta, suplementando a distinta análise acima, o Anderson tem de trabalhar bem o boxe, encaixar a distância e chutar com segurança, de preferência após uma combinação de boxe, a fim de evitar o single-leg.
    Abs.

    ResponderExcluir