segunda-feira, 20 de junho de 2011

Muito mais que um rostinho bonito

 Quem vê a adolescente Giovanna Ribeiro Ferraz Jurioli hoje, aos 13 anos, pode não se lembrar de que há oito anos esta linda menina, com um semblante angelical e os olhos incrivelmente azuis já saiu em revistas infantis e foi até mesmo comparada com a atriz Ana Paula Arósio. Giovanna realizou alguns trabalhos fotográficos com quatro anos de idade para as revistas ‘Meu Nenê’, ‘Crescer em Família’ e ‘Veja’. O rosto inocente da pequena artista circulou durante dois anos em uma propaganda da Varig, o grande marco da carreira da garotinha.
 Giovanna é filha de Adriano Ferraz Jurioli e Cristina Ribeiro Jurioli, os maiores incentivadores da carreira da menina santarritense. Tudo começou quando estava no ar, na Rede Globo, a novela ‘Terra Nostra’, com a atriz Ana Paula Arósio. A família de Giovanna conta que nesta época as pessoas costumavam dizer: “Ela pode ser a filha da Ana Paula na novela. Ela se parece muito com a atriz”. Após ouvir isso por diversas vezes consecutivas, o tio de Giovanna, o jornalista Luciano Ferraz Jurioli, enxergou mais adiante e decidiu levá-la a uma agência de modelos infantis em São Paulo.

Adriano conta que em algumas ocasiões nas quais sua filha era chamada de Ana Paula Arósio, logo respondia: “Meu nome não é Ana Paula. Meu nome é Giovanna”. Ela nunca gostou de ser comparada à atriz. Sempre quis ser reconhecida por seus próprios talentos.

O ingresso no meio artístico não foi fácil. A família visitou a primeira agência e percebeu uma indiferença ao apresentar a menina. “As pessoas a olhavam como se fosse mais uma criança bonita”, relembra o pai. A segunda agência visitada, a Fine Kids de São Paulo, foi o pontapé inicial da carreira de Giovanna. Lá, a pequena menina de Santa Rita do Sapucaí foi carinhosamente recebida. No mesmo dia, a agência produziu um álbum fotográfico e, em seguida, a garota teve sua primeira aparição, em abril de 2000, na revista ‘Meu Nenê’.

A pequena artista já conheceu muitas celebridades. Entre elas, Zezé di Camargo e Luciano, Daniel e Paulinho Pedra Azul, com os quais Giovanna foi fotografada. A espontaneidade diante das câmeras, segundo os pais, existia porque eles sempre tiravam fotos da menina, desde muito pequena. Mas os obstáculos do mundo artístico foram muitos. O fato de Giovanna não morar em São Paulo dificultava o trabalho. Muitas vezes os pais tinham que abandonar tudo e levar a menina para realizar algum teste que surgia de repente.

A carreira da garotinha santarritense durou apenas dois anos. As dificuldades para estar na grande São Paulo e a triste perda de seu primo Pedro, filho do tio Luciano, foram os maiores motivos para a carreira de Giovanna ter sido interrompida precocemente. Hoje, os pais entendem que a pausa teve seu lado positivo. Agora, com idade para discernir o que quer, Giovanna tem a liberdade de escolher se almeja ou não continuar seu trabalho.
Depois de algum tempo, Giovanna fez uma propaganda para o informativo da CooperRita, seu último trabalho como modelo. A família de Giovanna, com mais dois irmãos (Mariana, 6, e Bruno, 3) morou por dois anos em Vitória, no Espírito Santo e, há quatro meses, está de volta a Santa Rita. Giovanna diz que sente saudades dos amigos que fez por lá e que um dia pretende voltar.

A menina diz não sentir vontade de retomar o trabalho e seus pais asseguram que irão apoiá-la em qualquer carreira profissional que escolher. Hoje, a garota tímida, de olhos azuis reluzentes e sorriso encantador não se preocupa muito com o mundo dos famosos e nem possui um ídolo em quem se espelhar. Ela vive como qualquer outra garota de sua idade. Com sua simplicidade e humildade, sonha em conquistar um diploma universitário para ter sucesso profissional. Não será difícil, pois a inteligente Giovanna é mais que um rosto bonito.
(Cíntia Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário