sexta-feira, 13 de abril de 2012

Os santarritenses que conheceram o Papa João Paulo II

Em seu Jubileu Sacerdotal, o Papa João Paulo II convocou todos os jubilandos do mundo todo para passarem uma semana com ele no Vaticano. Como Monsenhor José Carneiro Pinto era um dos que tinham sido ordenados em 1947, também foi convidado para participar daquela comemoração de Padres, Bispos e Cardeais. Nesta linda festa, nosso conterrâneo teria a oportunidade de participar daquele momento inesquecível e viver grandes momentos de sua profícua existência.

Ao demonstrar interesse em viajar para a Itália, Monsenhor José conquistou o apoio de muitos membros da comunidade santarritense que quitaram sua passagem para a capital católica do mundo. Já seu grande amigo, Adjair Franco Ribeiro, para acompa-nhar o então pároco da cidade, teve que vender 13 porcos que criava para comprar sua passagem em um momento em que o dolar estava 1 para 1, o que favorecia realizar seu sonho.
Assim que chegaram à Europa, se dirigiram para Fátima, onde se hospedaram na residência dos Dominicanos, sem qualquer despesa. Na terra onde Nossa Senhora teria aparecido, Adjair e Monsenhor José conheceram os túmulos de Francisco e Jacinta, imortalizados por diversos filmes que relataram aquele episódio. Após uma semana na terra abençoada pela mãe de Jesus, nossos amigos partiram em direção a Roma, onde veriam o Papa mais popular que o mundo já conheceu.

No Vaticano, os santarritenses participaram de uma intensa semana de conferências e oração, cuja abertura foi realizada por João Paulo II. Em uma das palestras, Adjair conta que eles tiveram a oportunidade de co-nhecer Dom Eugênio Sales e, ao se apresentarem, ouviram do cardeal brasileiro a seguinte frase: “Santa Rita! Terra de Dom Vaz!”
O dia mais inesquecível para Adjair foi o último. O Papa ofereceu um grande almoço aos participantes do evento e, ao se dirigir ao salão onde o banquete aconteceria, nosso amigo teve a oportunidade de trocar algumas palavras e tirar fotos ao lado do santo padre. Sua viagem estava quase completa: só precisaria conhecer a casa de nossa padroeira.
Deixando Roma, Monsenhor José e seu fiel escudeiro partiram em direção a Cássia. Na cidade da padroeira, Monsenhor José celebrou uma missa no Mosteiro de Santa Rita e visitaram a urna onde a Santa dos Impossíveis continua praticamente incorrupta.

Após passarem alguns dias inesquecíveis em um lugar considerado santo para todos os católicos, Monsenhor José e Adjair retornaram à “segunda casa” da padroeira, Santa Rita do Sapucaí, são e salvos e com lembranças que permaneceriam vivas por toda a vida. A experiência única que vivenciaram naqueles dias europeus seria contada por ambos com muito carinho aos queridos conterrâneos.

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário