sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Santa Rita do Sapucaí - Sua história revisitada (Ivon Luiz Pinto)

 É muito bom quando a gente encontra pessoas com os mesmos sentimentos e com os mesmos propósitos que a gente tem. É como olhar no espelho e ver a mesma cara e o mesmo sorriso. Eu amo esta cidade com uma força mágica, profunda, e procuro servi-la com desprendimento e quando encontro pessoas que comungam esses ideais sinto fortalecer a esperança de dias melhores. A história desta cidade sempre despertou interesse em mim com o desejo de desvendar seus intrincados encantos ou entender o seu mistério. É como o menino que olha as estrelas e tem sonhos misteriosos.
 
Há algum tempo, recebemos de Adirson Ribeiro um  exemplar, autografado e com dedicatória, de seu livro “Santa Rita do Sapucaí: sua história revisitada”.É um trabalho de muita profundidade, com pesquisas em bibliotecas, jornais e arquivos particulares, e de entrevistas “ ouvindo também as pessoas mais vividas e experientes”, embora ele diga que é “ apenas um apaixonado pela história”. 

Em muitas ocasiões ele é didático, fazendo esquemas e desenhos como um professor que quer facilitar a aprendizagem. Noutros momentos é indagador, questionando a origem da imagem da Santa e o modo como se deu a doação das terras para a Capela de Santa Rita, chegando a afirmar que “Manoel José da Fonseca, sua mulher Genoveva Maria Martins e seus citados filhos Antonio Manoel e Maria Rita não moravam nesta freguesia e, se por aqui estiveram, foi por pouco tempo”. Ele justifica toda a argumentação com documentos.
A obra do autor é muito interessante e desperta desejos de ir além, procurar mais. Como ele mesmo afirma, “não é um trabalho fechado. Está sujeito a outros olhares, a novas explicações.”

O amor contamina o coração e o deixa alvoroçado como uma criança em presença de uma caixa de bombons. A pessoa que ama não mede esforços para conseguir o seu objetivo e foi isso que percebi na persistência e dedicação do amigo Adirson com referencia à História de nossa cidade.

É, na verdade, um revisitar, um novo olhar, uma nova perspectiva sobre os acontecimentos que levaram a essa fundação. Perspicaz, arguto, inteligente, ele lança indagações, como o arqueiro que, em combate, quer atingir vários pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário