domingo, 3 de julho de 2011

Conheça a trajetória do tradicional “castelinho”, construído na década de 40

Em plena Segunda Guerra Mundial, especificamente no ano de 1942, a cidade de Santa Rita do Sapucaí recebeu a família do médico João Alfredo Cunha que construiu o Castelinho para morar e atender seus pacientes. Ele veio de Três Pontas com a esposa Maria Amaral e quatro filhos, além de seu irmão Frederico, que era advogado e foi prefeito da cidade.

A rua, hoje chamada de Barão do Rio Branco, era de difícil acesso, cheia de barrancos e inabitada. “O local onde foi construída a casa era uma várzea e, por isso, foram colocadas várias pedras enormes trazidas da fazenda Chalé em carros de boi para fazer a base”, disse o bisneto de João Alfredo, Eduardo Henrique C. Cunha Jr.

O projeto da casa veio de Belo Horizonte e o mestre de obras foi um construtor famoso na cidade, Antônio Galdino. “Ele foi quem construiu várias casas tradicionais na cidade como a “casa do índio” e a casa do Dr. Pedro Rennó Moreira”, contou Eduardo.

A família morou apenas dois anos na casa e foi vendida para Clemente Figueiredo que morou nela de 1944 até 1995, quando o neto de João Alfredo, Eduardo Capistrano Cunha, comprou a casa.  “Antigamente havia um muro em frente à casa com uma planta trepadeira que se chama buxinho e as crianças colocavam fogo nela e fazia um barulho de estouro. Na época, eu só sabia que a casa tinha sido construída pelo meu bizavô, mas nunca imaginava que um dia meu pai iria comprá-la”, disse Eduardo.

Foram feitas reformas e dividida em duas casas no segundo andar e, em baixo, em pontos comerciais. Onde é a Chopperia Castelinho, hoje, funcionava o consultório do Dr. João Alfredo em 1942.  “Já tive uma loja de informática nesse local e descobri que o ponto tem um potencial comercial muito bom. A ideia da choperia partiu também da falta de opção de um lugar agradável para se descontrair em Santa Rita”, disse Eduardo. 
 
Chopperia Castelinho
 
Com ambiente muito agradável e com uma grande variedade de porções, a Chopperia Castelinho tem sido uma excelente opção para as noites santarritenses. Muito bem frequentado e com um atendimento de primeira, o local conta ainda com música ao vivo nos finais de semana e tem sido muito apreciado para encontros de amigos e Happy Hour. Passa lá!

(Sara Capelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário