quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Conheça a Associação "Movimento para a Vida"

 A Associação “Movimento para a Vida” é uma instituição sem fins lucrativos, sem vínculos religiosos e sem conotação política, destinada a atender e a apoiar pacientes portadores de câncer, carentes de recursos. A instituição foi criada em 17 de março de 2000, pela iniciativa de Marilda Santos Pereira, Dra. Silvia Helena, Lúcia Costa e Dra. Maria José. A idéia surgiu quando Marilda sentiu na pele as dificuldades encontradas no atendimento público, momento em que seu irmão ficou doente. Marilda teve contato em Varginha, com a Associação “Vida Viva”, que dá assistência voluntária aos portadores de câncer e deci-iu criar um movimento parecido por aqui. O grupo buscou, então, a ajuda da comunidade local para a criação da Associação.

Serviços Prestados

Como os medicamentos são caros, a maioria deles não é fornecida pela saúde pública. Desta forma, a associação trabalha no sentido de ajudar na compra. O grupo também auxilia no transporte dos pacientes, quando necessário, na cidade, zona rural e em outras cidades para tratamento de quimioterapia, radioterapia, cirurgia, dentre outras necessidades. Durante as viagens, é distribuído o “Vale alimentação” para que a pessoa não passe por dificuldades. São oferecidos também serviços de enfermagem/médico na residência do paciente incapacitado de locomoção. Outro benefício muito importante que a associação passou a oferecer foi o contato direto com os órgãos da saúde pública (municipal, estadual e interestadual) para agilizar na realização do tratamento, visto que, antes da existência da AMPV, este serviço era muito demorado.

Recursos Disponíveis

A AMPV sobrevive através do repasse de uma verba mensal doada pela prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí, através da doação de voluntários, com valores variados e de eventos realizados no decorrer do ano, tais como: chás, bailes, barraca na festa da cidade e bazar permanente com artigos oriundos de doações.

Como ajudar

A associação aceita doações de qualquer natureza em sua atual sede, localizada à rua Padre Vitor, 68. Os interessados também podem entrar em contato através do número: (35) 3471 4366.

Nenhum comentário:

Postar um comentário