quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Arquivos da Folha de São Paulo sobre Santa Rita

10 de setembro de 1982 – Mulher de Fernando da Gata pede ajuda
“Maria de Fátima Félix da Silva, 19 anos, mulher de Fernando da Gata – e seu filho, Vítor, de 7 meses, estão em São Paulo. Ela procura um emprego, com o qual espera sustentar a criança e reconstruir a vida. Fátima afastou-se do filho apenas uma vez, quando esteve presa na Delegacia Seccional de Osasco.

Apesar de ter sido espancada, algemada e arrastada pelos policiais dentro da sua casa, Maria de Fátima não se mostrou revoltada. Disse que um dos investigadores tornou-se seu amigo e que está tentando ajudá-la. ‘Tudo o que quero é um emprego, pois não sei roubar.” – desabafou.

‘Chegamos a Pouso Alegre por volta do meio-dia da sexta-feira. A cidade estava tensa e armada. Tive que preparar o leite do meu filho dentro do carro. Não tinha nada para comer. Todos estavam esperando Fernando. Um policial disse que ele aproximou-se, mas percebeu alguma coisa estranha e fugiu. Voltei para Osasco e dormimos em uma imobiliária porque, no tempo em que estive fora, policiais da Rota invadiram a minha casa e roubaram tudo, desde mantimentos e comida para a criança, até roupas.’ 

No dia seguinte, Maria ouviu pelo rádio que Fernando fora morto. ‘Queria ver seu corpo pela última vez, mas não pude.” Confessando ter vergonha de sair de casa, ela afirmou não estar disposta a se separar do filho. ‘Tudo o que eu passar, ele vai passar também. Só espero que não cresça com a mesma sorte do pai. Se isso acontecer, peço a Deus que o leve ainda pequeno.’”

5 de agosto de 2001 - Rodoviária

“Poços enfrentou muitas emoções. Era cidade acostumada com celebridades, diferenciada dos seus vizinhos. Tanto, que o locutor da rodoviária de Itajubá costumava anunciar a partida do ônibus para Poços assim: “Atenção passageiros com destino a Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas e Poços de Caldas, com todo o respeito.” (Por Luís Nassif)

11 de julho de 1983 - Wanda Cosmos
“Nascida em Santa Rita do Sapucaí, Wanda Cosmos começou a carreira artística aos 16 anos, em Belo Horizonte. A família não queria de jeito nenhum que ela fosse atriz, sonhava que ela estudasse advocacia. Aos 19 anos, mudou-se com a família para o Rio e acabou se formando em Direito, embora nunca tenha exercido a profissão. À noite, fazia teatro, escondido da mãe, no Serviço Nacional de Teatro.”

24 de outubro de 1983 - Sobre Heriberto...

“Por eu ser extrovertido. muita gente pensa que não sou mineiro. O Oscar, por exemplo, é de Monte Sião, no interior de Minas. É desconfiado, sério e adora o campo. No porta-malas do seu carro tem saco de linhaça, gaiola, alçapão, abóboras, rapadura... Com as enchentes em Minas, no início do ano, dois ou três bois morreram, vitimados por raios. Ele virou bicho, ficou quase louco de tanta preocupação. Sugeri a ele que mandasse colocar para-raio nos chifres dos animais. O Heriberto, mineiro de Santa Rita do Sapucaí e agora da Portuguesa, é como ele. Toda vez que visita a terrinha, ele deita entre os pés de café para vê-los crescer” (Por Getúlio “Gegê” – lateral do São Paulo)

29 de abril de 2001 - O Boêmio

“Aprendi ‘O Rancho das Flores’ em Santa Rita do Sapucaí, no curto semestre em que tentei ser técnico em eletrônica e voltei boêmio. A segunda parte da música permite um contracanto lindo com ‘Cidade Maravilhosa’, de André Filho.” (Por Luís Nassif)

26 de dezembro de 1994 - Sequestro

“Wilmar Antonio Nascimento, 32, confessou à Polícia o sequestro do estudante André Penido, 18. O estudante ficou em poder dos sequestradores quase duas semanas e foi libertado em Santa Rita do Sapucaí depois da família pagar 500 mil pelo resgate.”

31 de julho de 1982 – Tancredo

O senador Tancredo Neves, candidato do PMDB ao governo de Minas, visitou, ontem, Santa Rita do Sapucaí e hoje paraninfa a turma de formandos da Faculdade de Engenharia de Itajubá.

25 de julho de 1995 - Queda de avião
“Os corpos de Clarindo Antônio de Lima Júnior e de Paulo Sérgio Pataroto foram encontrados em Bragança Paulista junto aos destroços de um avião Cessna, desaparecido desde o dia 8. Eles partiram de Sorocaba em direção a Santa Rita do Sapucaí, onde fariam uma exibição de paraquedismo.”

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário