quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Projeto “Lendas Vivas” acontece 23 de novembro

Projeto “Lendas Vivas” Irá reunir grandes 
personalidades para contar histórias 
No dia 23 de novembro, acontece o projeto “Lendas Vivas”, que faz parte das atividades do evento “Cidade Criativa, Cidade Feliz”, que apresentará uma série de ações para promover a cultura, as artes, o empreendedorismo e o turismo em Santa Rita.


O projeto “Lendas Vivas” terá início às 13 horas na Praça Santa Rita e finalizará às 18 horas do mesmo dia. A ideia será convidar 10 personalidades, para contarem suas experiências. Cada convidado terá meia hora. Tudo acontecerá em uma tenda, onde o participante será ouvido pelos visitantes, de maneira informal.

Os primeiros participantes confirmados para o evento demonstram que muita coisa interessante estar por vir. Ferdnand Zeppelin, o neto do inventor do dirigível deverá ser umas das atrações mais aguardadas. Ao lado de Dona Maria Luíza Matragrano, que na infância teve a oportunidade de ver de perto o lendário dirigível alemão, o ilustre conde, morador de Santa Rita, terá uma grande trajetória para contar.

Outro participante já confirmado será o professor François que irá contar como foi passar boa parte da infância em meio a guerras acontecidas na Ilha de Java, onde viveu experiências marcantes e esteve alguns anos preso em campos de concentração.

Para contar sobre o evento mais dramático da história da cidade, a queda da ponte metálica que matou 8 pessoas em 1981, dois santa-ritenses que sobreviveram ao acidente irão lembrar detalhes daquela tarde.

Último pracinha santa-ritense, Rubens Carneiro Pinto irá contar como foi a sua participação na II Guerra Mundial e como o acontecimento influenciou a cidade naquele período tão turbulento de nossa história.

Presente nos acontecimentos mais importantes de Santa Rita. Monsenhor José Carneiro Pinto, lembrará detalhes da fundação de Instituições como Escola Técnica de Comércio, FAI, Inatel e ETE, contará histórias corriqueiras e recordará pessoas notáveis, em uma verdadeira aula de história contemporânea.

Ao que se sabe, não existem outras pessoas na cidade que chegaram aos 100 anos com tamanha vivacidade e lucidez. Dona Marieta, conhecida como Vó Eta, irá transportar os visitantes para a vida em Santa Rita, a partir da década de 20, trazendo detalhes pouco conhecidos de nossa trajetória.

Outro ilustre participante do evento será o santa-ritense Robson Vigilatto, importante atleta local que – apenas em 2013 – subiu ao pódio por mais de 20 vezes em corridas na região. Da infância humilde nas fazendas à conquista de mais de 200 troféus e medalhas, conheça a história deste jovem atleta que ainda tem muitos prêmios a conquistar.

2 comentários: