sexta-feira, 19 de abril de 2013

AG faz doação de Biblioteca à Creche da Nova Cidade

Os Pontes

Por volta de 1880, uma família local adotou o sobrenome Ponte quando a população de Santa Rita passou a chamá-los pelo apelido. O motivo foi que um grupo de irmãos criou a primeira ponte da cidade e ficaram conhecidos pelo ineditismo do empreendimento. Para atravessá-la, era preciso pagar um pedágio que variava de acordo com a natureza da carga e tal procedimento foi comum até que o governador da província decretou a sua desapropriação e a entregou ao município. 

Com o fim da Guerra do Paraguai, os Ponte souberam, através dos soldados que retornaram de campos de batalha no Mato Grosso, de uma enorme vastidão de terra devolutas, ocupadas apenas por cavalos selvagens e floresta nativa e decidiram viajar 6 meses até Maracaju, onde se tornaram grandes produtores de soja.
A AsGa

Cento e trinta anos depois, um grupo empresarial constituído por cerca de 600 colaboradores e que controla 5 importantes indústrias do setor de tecnologia nacional, decidiu se instalar em Santa Rita e aqui organizou, dentre outras atividades, uma empresa de tecnologia responsável pela montagem de equipamentos de média e alta complexidade. Pouco antes, o filho de um dos proprietários também se matriculou no Inatel e montou uma empresa chamada Amicus, que produz as famosas coleiras eletrônicas anti latido.
O leitor deve estar se perguntando: O que a família Ponte, que habitou Santa Rita no Século XIX, teria a ver com o Grupo AsGa, responsável por algumas das mais notáveis empresas do Vale da Eletrônica? Eu Explico...

Francisco Mecchi, um dos sócios da AsGa é bisneto de Zeca Ponte, responsável pelo empreendimento do início de nossa colonização e decidiu investir na comunidade santa-ritense, assim que botou os pés no município.
Biblioteca Zeca Ponte

No dia 19 de abril, a AG, empresa sediada em Santa Rita do Sapucaí e que pertence ao Grupo AsGa, inaugurou, às 15 horas, uma biblioteca destinada aos alunos da Creche da Nova Cidade.  Através da iniciativa, a Biblioteca passou a se chamar "Zeca Ponte" e os alunos da Instituição puderam contar com o que há de mais rico e eficiente em matéria de Educação no Brasil.
O projeto teve planejamento do Programa Brasil Leitor e contou com a participação de diversos especialistas em sua implementação. "Como professores, entendemos que a educação é o fator mais importante na formação de uma criança. Através do gosto pela leitura, iremos colaborar na formação dos filhos e filhas de nossos colaboradores e da comunidade local. Isso, para nós, é muito gratificante." - afirmou Francisco Mecchi, durante seu discurso de inauguração.

Veja algumas imagens da Inauguração da Biblioteca Zeca Ponte, na nova Cidade:

Um comentário: