sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Difusora: Projeto Cooperação por uma Cidade mais Sustentável define trabalho para os próximos oito meses em Santa Rita

Representantes de instituições de Santa Rita do Sapucaí se reúnem para propor soluções a problemas do município. Crédito: Difusora Santarritense.
A reunião do projeto “Cooperação por uma Cidade Mais Sustentável” apresentou um panorama de Santa Rita do Sapucaí sob a ótica de representantes de diversos setores da sociedade, na noite da última quinta-feira (16). Problemas, possíveis soluções e potencialidades do município foram divididos em cinco temas mais comentados durante entrevistas com os representantes.

O projeto é realizado por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Sebrae, Fiemg e Governo de Minas Gerais, que têm acompanhamento do Sindicato das Indústrias do Vale da Eletrônica (Sindvel) e é organizado pela empresa de assessoria empresarial Severini. O proprietário, Sidney Severini, abriu os trabalhos da noite. 

“Não se trata de um trabalho estatístico, não é uma pesquisa com valor científico que está sendo apresentado aqui. Mas, se trata de um levantamento que as pessoas têm sobre a nossa cidade”, comentou.

Cerca de 40 pessoas participaram da reunião e acompanharam uma palestra ministrada por Marisa Resende, do Sistema Fiemg, que incentivou a cooperação para a diminuição das desigualdades. “Não adianta a gente delegar para o poder público resolver problemas sozinho, nós temos que caminhar junto. A cidade é nossa. Nós pertencemos a cidade, escolhemos os governantes e decidimos o futuro, essa consciência e capacidade que vai tornar a cidade cada vez maior”.

Os cinco temas discutidos foram infraestrutura e gestão, segurança pública, educação, assistência social, saúde e economia local. Cada tópico se transformou em um grupo de trabalho com cinco integrantes que devem definir possíveis soluções para problemas de cada área. O diretor da Rádio Difusora Santarritense, Richard Brandão, participa do grupo de segurança pública ao lado da Polícia Militar e do setor empresarial.

Os grupos voltam a se reunir no dia 5 de setembro e depois no dia 27 do mesmo mês. A previsão é que até abril de 2013 projetos para cada área citada possam ser implementados por cada grupo de trabalho “Eu não estou dizendo que vamos mudar a realidade de Santa Rita do dia para a noite. Mas, cada pouquinho que nós consigamos mudar veremos resultados de grande porte”. Concluiu Sidney.

Por Daniele Peixoto (Difusora)

Clique abaixo para ouvir a reportagem:

Um comentário:

  1. Idéias brilhantes certamente virão desse Grupo de Trabalho... é importante colocá-las em prática...crs

    ResponderExcluir