segunda-feira, 25 de junho de 2012

Saiba porque o mineiro fala UAI

Com o descobrimento de ouro no leito do Tripuí, onde hoje é Ouro Preto e a demanda de bandeirantes para a região das Minas, foi criada a Capitania do Rio de Janeiro que compreendia o território dos atuais estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Os bandeirantes Manoel Garcia, Antônio da Veiga e seu filho João da Veiga  descobriram, em 1692, no vale do Rio Verde as mais antigas minas de ouro do Sul de Minas que deram origem aos povoados de Baependi e Pouso Alto.

O bandeirante Miguel Garcia Velho percorreu a região da Mantiqueira entre os anos de 1703 a 1705 e descobriu ouro no local denominado Minas Novas de Itagiba. Em 1706, fundou o arraial de Santo Antônio de Itagiba , primeiro núcleo humano dessa parte da Mantiqueira e que, mais tarde, se transformaria em Soledade de Itajubá - atualmente a cidade de Delfim Moreira, dona do segundo melhor clima do mundo.

Em 1714, as Minas Gerais faziam parte da Capitania de São Paulo e, após a descoberta de ouro, a região foi dividida em três comarcas. Dentre os marcos divisórios instalados, havia um cruzeiro - cruz de ferro - no alto do Monte Caxambu, na estância hidromineral de mesmo nome. Ele indicava a divisa entre as comarcas do Rio das Mortes, em São João Del Rei, e da Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba.

Em decorrência da Revolta de Felipe dos Santos, em Vila Rica, por causa dos altos impostos referentes  ao  ouro,  em 1720, criou-se a capitania independente das Minas Gerais, que tinha como referência aquele cruzeiro colocado no Monte Caxambu. Para o Norte seria Minas, para o Sul seria São Paulo. O problema para os mineiros era que isso proporcionaria aos paulistas a posse de uma grande extensão de terra nas montanhas como também das bacias dos rios Grande, Verde e Sapucahy - território e mananciais do seu interesse.

Pacíficos e matreiros como verdadeiros mineiros, os membros da Câmara de São João Del Rei, depois de uma caminhada silenciosa e furtiva, mudaram a posição do marco, levando-o para o alto da Serra da Mantiqueira, cerca de 80 quilômetros adiante, já no lado do Vale do Paraíba, o que deu origem, mais tarde, à cidade paulista de Cruzeiro. Com esse artifício, Minas ficou com toda a região conhecida hoje como “Terras Altas da Mantiqueira”. Alguns dizem que vem daí o dizer que mi-neiro trabalha em silencio.

Com a emancipação de Campanha, desmembrada de São João Del Rei, iniciou-se o que  hoje é o  Sul de Minas, conforme alvará de 20 de novembro de 1789. Pertenciam a Campanha as regiões de Baependi, Jacuí, Pouso Alegre, Itajubá, São Gonçalo do Sapucaí e Lavras. Mais tarde, esses municípios se desdobraram. Do município de Baependi teve origem Aiuruoca, Liberdade e Pouso Alto. O município de Jacuí foi dividido em Passos, São Sebastião do Paraíso e Monte Santo. Pouso Alegre dividiu-se em Caldas, Cabo Verde, Alfenas, Poços de Caldas e Monsenhor Paulo. Lavras dividiu-se em Três Pontas, Perdões, Nepomuceno, Itumirim, Ribeirão Vermelho e Ijaci.

Durante muito tempo esta região do Sul de Minas pertenceu a Campanha e muitos documentos referentes à história de nossas cidades estão arquivados na Cúria Diocesana e no Museu Regional de Campanha.

(Por Ivon Luiz Pinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário