sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Alunos que irão se formar em 2011 pela ETE FMC já estão empregados em grandes empresas

Alunos do CEDEN realizam treinamento para estágio.
Mercado a todo vapor

Em 2011, a ETE FMC realizou um monitoramento detalhado dos alunos que irão se formar em novembro e criou um importante panorama sobre as empresas que mais contrataram nesse período. O diagnóstico foi baseado nos dados obtidos a partir dos relatórios de 200 alunos e demonstram que o mercado está mais aquecido do que nunca.

Dezenas de oportunidades

A constatação obtida pela análise dos formandos foi de que a grande maioria optou por trabalhar em nosso Arranjo Produtivo Local. Nos últimos meses, as principais empresas de Santa Rita absorveram a maior parte da mão-de-obra fornecida pela ETE FMC, com destaque para a Exsto: empresa santarritense em franco crescimento, especializada em Kits Educativos. Somente ela, contratou 7 alunos. Logo em seguida, a MCM recebeu destaque por admitir 6 profissionais e a Leucotron lançou mão de 5 formandos em seu quadro de funcionários.

Biomedicina em alta

Outra constatação feita a partir da absorção dos alunos da ETE FMC no mercado brasileiro foi que o segmento de biomedicina parece ter decolado. Allede Gazalle Paiva, formando em Equipamentos Biomédicos, foi contratado pela OGR de Goiânia, especializada em Sistemas Médicos. Também no setor de biomedicina, Douglas Ferreira, Matheus Gouveia e Jacques Cruz, preferiram explorar o potencial do Vale da Eletrônica e foram contratados pela Méd Vale, também voltada ao setor de saúde. Laura Capistrano também se enveredou pela integração da tecnologia com a medicina e passou atuar na Master Medikal, sediada em Santa Rita.
Aluno da ETE FMC desenvolve projeto.
Vagas em grandes empresas

Dos 200 alunos que irão se formar neste mês, cinquenta e cinco decidiram procurar vagas fora de Santa Rita do Sapucaí e acabaram descobrindo que algumas das melhores empresas do Brasil fazem questão de tê-los em seu quadro de funcionários. Mesmo formada em Automação, a aluna Francielle Sales da Silveira, foi contratada pela Rede Globo, ao concluir o curso, e hoje atua em sua unidade paulista. Thallys Vieira e Marcelo Gomes também se deram bem: acabam de ser contratados pela Motorola.

Atuação em diversas áreas

Entre os profissionais que deixaram a cidade em busca de grandes oportunidades, Anna Cláudia Openheimer se instalou em São Paulo para atuar na TST Soluções, Bárbara Aline Ribeiro, conseguiu estágio na Unilever e Augusto Iabrudi foi contratado pela Rádio Itatiaia, em BH.

Cresce setor energético

Como todo país que está prestes a se tornar primeiro mundo, o Brasil tem investido pesado em energia e a contratação dos formandos da ETE FMC é um reflexo desta tendência. Dorival Jonas Cabral mal terminou seu curso e já se mudou para Belo Horizonte: foi contratado pela CEMIG (empresa fornecedora de energia elétrica para o estado de Minas). Também no setor de fornecimento energético, Thales Martins foi admitido pela Furnas Centrais Elétricas e Karina Ribeiro pela Usina Eletronuclear de Angra, onde colocarão tudo o que aprenderam em prática.

Instituições contratam alunos

A quantidade de alunos da ETE FMC que conseguiu emprego em algumas das mais renomadas instituições do país também chamou a atenção dos diretores da escola técnica. Segundo Alexandre Barbosa, diretor pedagógico da instituição, estes números denotam o alto grau de amadurecimento dos alunos e o excelente nível dos formandos. É o caso de Gabriel Libânio da Silveira, que irá se formar em Telecomunicações pela ETE FMC e que hoje atua na renomada Unifenas. 

Das instituições de Ensino de Santa Rita, a própria ETE FMC foi quem mais contratou seus alunos em 2011, ao criar o CEDEN – uma unidade de prestação de serviços para grandes corporações. Cinco estagiários estão atualmente empregados na escola e não precisaram deixar Santa Rita ao finalizar seus estudos. Já o Inatel, contratou três alunos que se formaram pela ETE FMC, no final de 2011. Dois deles, Marcos Túlio e Leonardo Ribeiro, se especializaram em Telecomunicações e André Azevedo, irá se formar em Automação. Já a FAI, referência nacional em Informática, contratou Carlos Alberto Miranda, que também irá se formar no dia 25 próximo. Miguel Boing, outro aluno encaminhado para o setor de educação, está empregado no Colégio Santo Inácio, um dos mais conceituados do país.
Exame para seleção da empresa Petrolífera Schlumberger.
Empresas de petróleo e gás

Altamente disputados, muitos alunos chegaram a ser selecionados, antes mesmo de deixarem as salas de aula. É o caso da multinacional Schlumberger: maior prestadora de serviços para campos de petróleo do mundo. A empresa, com cerca de 110.000 funcionários de mais de 140 nacionalidades e que atua em 80 países, afirma que voltará a Santa Rita do Sapucaí em busca de novos alunos no final deste ano. Em 2010, os escolhidos foram João Mauro Machado, Luiz Felipe Lima e Rafael Reis. Na Queiroz Galvão, empresa ligada à extração de óleo e gás natural, dois alunos foram contratados: José Reinal-do Oliveira e  elder Nascimento.

Técnicos em apenas 2 anos

Um grande exemplo para aqueles que precisam dar um pilha na carreira, mas que não tem tempo a perder, é o caso do aluno Wesley Oliveira, que optou pelo curso noturno por já ter concluído o Ensino Médio quando ingressou na ETE. Assim que terminou o curso de automação, mudou-se imediatamente para São José dos Campos onde iniciou seus trabalhos na Servnews, empresa especializada em robótica e automação.
Exame para seleção da empresa Petrolífera Fugro.
Bolsas de 50 e 100%

Afinal, qual é o preço da oportunidade de se tornar um profissional de sucesso? A boa notícia é que através do sistema de bolsas de estudo oferecido pela ETE FMC, muitos alunos podem estudar com bolsas de 50 ou 100%, mediante avaliação de suas possibilidades financeiras. Atualmente, cerca de 63% dos alunos são beneficados com esse incentivo, sendo que grande parte dos alunos, não paga para estudar.

Inscrições abertas para o Processo Seletivo

Através de exemplos como os citados acima, notamos que as oportunidades estão aí para todos aqueles que querem seguir uma carreira promissora e se dar bem na vida profissional. “As perspectivas são as melhores possíveis. Basta ter força de vontade e compromisso com a nossa forma de encarar a vida.” – assinala Pe. Guy Ruffier, Diretor Geral da instituição. Para aqueles que pretendem seguir os exemplos vitoriosos dos formandos de 2011, a ETE FMC informa que suas inscrições para o processo seletivo estarão abertas até o dia 28 de novembro. Os candidatos poderão realizar suas inscrições pelo site ou através de uma vinda à instituição. Caso queira conhecer a infraestrutura da escola, uma visita também poderá ser agendada. “Estamos sempre de portas abertas para receber os visitantes. As oportunidades são muitas. Campo pro-missor como este, ainda não foi inventado.” – conta Ialdo Correia, Diretor Administrativo.

Acesse o site da ETE e saiba mais sobre as inscrições do Processo Seletivo. Clique Aqui.

(Carlos Magno Romero Carneiro)
Esta reportagem é um oferecimento de:
Clique na imagem para acessar o site e conhecer as opções da De Franco Imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário