sábado, 17 de setembro de 2011

Mãe e mestra

Fátima é uma cidade portuguesa em que a mãe de Jesus Cristo teria feito revelações a três crianças. Cecília é o nome da santa católica escolhida como padroeira dos músicos. Seguro significa livre de perigo, firme, inabalável. Carvalho é a árvore que simboliza solidez, resistência. A soma dessas quatro definições ajuda a compreender algumas facetas e virtudes da atual diretora do Colégio Tecnológico, Fátima Cecília Seguro de Carvalho: mãe atenciosa, educadora sábia, mulher com sensibilidade artística, administradora obstinada.

Assim como o fundador Homero de Mattos e outras estrelas de primeira grandeza do colégio, Fátima nasceu em outras paragens, mas escolheu Santa Rita do Sapucaí para espargir sua luz em forma de conhecimento. Aqui chegou há exatos 20 anos, carregando em sua bagagem profissional experiências na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e em uma pequena escola de São Paulo, sua terra natal.

Inicialmente, Fátima foi contratada pelo Colégio Tecnológico como supervisora pedagógica da pré-escola. Com o correr dos anos, a dinâmica profissional foi assumindo a supervisão de outros níveis de ensino – 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, ensino médio e cursos técnicos. Ela também se destacou como professora, lecionando gestão de recursos humanos no curso de contabilidade.

O intenso ritmo de trabalho no colégio não impediu que Fátima prosseguisse seus estudos. Formada em pedagogia plena, fez pós-graduação nas áreas de gestão de RH, currículo e prática educativa, além de especializações em administração escolar, supervisão pedagógica e didática. Fátima sempre trabalhou duro, mas sem perder a ternura. A coexistência de competência técnica e sensibilidade maternal credenciaram a professora paulistana para o exercício da direção da escola, a partir de fevereiro de 2007.

Fátima não tem sido diretora, em vão. Possui ideias originais e coragem para concretizá-las. E é isso que ela vem fazendo com o apoio constante da comunidade escolar e da fundação mantenedora. Um dos fatos marcantes de sua gestão foi a inclusão do colégio na Rede Mineira de Formação Profissional, do governo estadual, em 2007. Essa parceria viabiliza a concessão de bolsas de estudos a centenas de jovens que buscam diplomas de técnico. No ensino médio há bolsistas auxiliados pela Fundação Educandário Santarritense.

A reabertura do Curso Técnico de Contabilidade, em 2008, é outra importante decisão de Fátima. O retorno às origens apresenta bons resultados até agora. “A ideia foi minha. Sempre achei muito importante ter esse curso renovado, porque foi a contabilidade que abriu esta escola. O curso está tendo boa procura, principalmente por uma clientela mais madura”, re-vela a diretora com entusiasmo.

Entre muitos acontecimentos de sua gestão, Fátima recorda, com carinho, da inauguração da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no dia 10 de maio de 2008. Aquele momento lhe foi duplamente especial, pois cabia à diretora dirigir a cerimônia que marcava a materialização de seu próprio sonho. As palavras do cônego Vonilton Augusto Ferreira e os acordes da Lira Santa Rita emocionaram a diretora, aplaudida na ocasião por centenas de alunos, pais, colaboradores e amigos. “Tenho boas lembranças da gestão anterior, fiz bons amigos: Lúcia Vilela, Maísa - com quem aprendi bastante - e Maria Aparecida de Cássia Gruitter - a inesquecível tia Cida - que esbanjava simpatia e bom humor com todos. Foi um tempo incrível. Eu adorava.” - conta a diretora Fátima. A diretora tem se empenhado em melhorar a estrutura física, sem se descuidar do conteúdo das aulas. Só assim uma escola se mantém como templo do saber.
(Por Jonas Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário