quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A humildade de um vencedor

João Teles de Souza tinha 19 anos, um emprego de padeiro e uma esperança incomensurável quando se matriculou no curso comercial básico da ETC. Juntamente com o ano de 1958, nasciam muitos planos na mente de um jovem batalhador oriundo de família pobre.

Criado em 1957, o curso básico (hoje equivalente às quatro últimas séries do ensino fundamental) era a oportunidade que faltava para o sucesso profissional de João Teles e de muitos outros operários de origem humilde. “Quando se criou o comercial básico, eu o abracei com todas as forças. Tinha terminado o Tiro-de-Guerra com uma vontade doida de estudar”, rememora João, mais de meio século depois.

João Teles não desperdiçou a chance de ter uma nova profissão. Quatro anos o separavam de um diploma que o credenciaria para atuar como auxiliar de escritório. Para iniciar os estudos noturnos foi preciso negociar com o patrão uma mudança no horário de trabalho. O padeiro, que antes labutava das 6h às 21h, agora saía do trabalho às 18h. Da padaria foi transferido para o empório do mesmo dono, passando a desempenhar as funções de balconista e entregador de compras.

Menos de um ano após a conclusão do curso básico, João envergava o uniforme do hoje extinto Banco Mineiro da Produção, no qual permaneceu até 1972. Nesse intervalo, formou-se técnico em contabilidade pela ETC (1964) e bacharel pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (1970). Sua passagem pela Escola de Comércio na condição de aluno foi encerrada com chave de ouro: ele foi um dos 75 bolsistas daquele ano e orador de sua turma na cerimônia de formatura.

O esforço de João Teles foi imediatamente reconhecido pela ETC que o contratou, no início de 1965, para lecionar prática de comércio. Com o passar dos anos, assumiu outras disciplinas (contabilidade e economia política, por exemplo). O contrato com a escola durou até 1976, quando João ocupava o posto de superintendente da Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí, a CooperRita. Ele lecionou também na Faculdade de Administração e Informática (1971 a 1977 e 1994 a 2007) e na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (1975 a 2000).

Depois de construir uma invejável carreira profissional, o professor e advogado conquistou a merecida aposentadoria em 1993. Os anos de relacionamento com a Escola de Comércio pareciam destinados a não passar de agradáveis lembranças, nas quais estava incluído o primeiro encontro com a esposa Odiléa de Paiva Teles, ex-aluna de contabilidade. Entretanto, coube a João Teles mais uma nobre missão: o cargo não-remunerado de diretor financeiro da Fundação Educandário Santarritense (FES), mantenedora do Colégio Tecnológico e da FAI.

Assim como ocorreu nas etapas anteriores de sua vida, não foi em vão que ele assumiu o novo posto. De 1997 para cá, é um dos responsáveis pela reestruturação da FES, processo que englobou reformas estatutárias e alterações no organograma. Sua prioridade é fazer da fundação um instrumento cada vez mais funcional. Competência nunca lhe faltou. Humildade também não, como atestam sua vida e a seguinte declaração: “O pouco que pude fazer dentro da minha condição de profissional devo exclusivamente à Escola de Comércio”.
(Por Jonas Costa)
Esta matéria é um oferecimento de:

7 comentários:

  1. E eu tenho todo o orgulho do mundo de ser galho deste tronco.

    ResponderExcluir
  2. Papai, eu também sou muito agradecida de tê-lo como nosso exemplo, nosso guia, nosso pai!
    Nós amamos o senhor!

    ResponderExcluir
  3. Carregamos como troncos a herança e responsabilidade de sermos um dízimo do que ele é como exemplo!!

    ResponderExcluir
  4. Esse é meu tio! Tenho orgulho de ter como meu tio essa pessoa de caracter, profissionalismo e fé incomensuráveis. Um exemplar marido e pai de familia que sempre sou recebido com total afeto.
    Meus sinceros parabéns!
    seu sobrinho, Breno Andrade.

    ResponderExcluir
  5. O nome de seu afilhado neto, meu filho, nem de longe é por acaso, é por sua causa (confesso que por meu avô também...outro João, mas Sant'Anna ao invés de Teles). Saiba que sou muito orgulhoso de tê-lo como avô do Jota e da Anninha. Beijo grande e parabéns! Devo uma filada de bóia, mas em breve voltarei...hehehe.

    ResponderExcluir
  6. Só outro comentário: a foto é a cara do Péricles e espero que não do Jota hahahah...

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Sr. Joao Teles... Não o conheço, mas pelas declarações acima entendo que sua pessoa é de extrema importância aos declarantes....
    Parabéns pelo nosso grandioso nome... ass. Joao Telles de Souza - São Paulo - Capital.

    ResponderExcluir