terça-feira, 23 de junho de 2015

Convidamos pessoas fora do padrão para dizerem o que pensam sobre Santa Rita

O blog do jornal Empório de Notícias lançou, no último mês, uma série audiovisual chamada #inspiração - Santa Rita do Sapucaí. O propósito é inspirar a população através do ponto de vista daqueles que têm um olhar positivo e construtivo em relação a um local tão singular.

Os entrevistados são pessoas bem diferentes umas da outras, mas com um ponto em comum: a admiração pela cidade, pela sua cultura, pelas possibilidades existentes nela, além de seus contrastes. Em depoimentos de gente que nasceu e cresceu na cidade, além de visitantes, de gente que veio de fora e ficou, notamos noções interessantes sobre Santa Rita que nos instigam a ver nossa comunidade de uma maneira diferente.

Veja, a seguir, alguns relatos feitos pelos entrevistados:

Boo Aguilar - Stuff Prototyper na FLAGCX
Eu fiquei muito impressionado com as pessoas da cidade. Achei as pessoas incríveis e os desenvolvedores de softwares entusiasmadíssimos e talentosos. Nós estivemos em um bar em que havia um pessoal tocando Beatles e, ao lado, vi uma prateleira com alguns livros de Linux (linguagem de programação). Achei o ambiente muito legal e, por estes e outros motivos, espero voltar muitas vezes à cidade.

Renata Barros - Santa-ritense, vive na Noruega
Santa Rita mudou bastante ou talvez tenha sido eu que comecei a perceber a cidade de uma maneira diferente. O que eu vejo é que as pessoas estão muito mais empreendedoras, não só na questão de tecnologia, como também em ver novas oportunidades. Tenho notado o pessoal do Bloco do Urso, a produção de café de qualidade, iniciativas como a Pousada do Barão e a recepção que fazem ao pessoal que pula de paraglider. É muito legal ver tudo isso em Santa Rita. 

Carlos Henrique Vilela - Gerente MKT / Leucotron
Eu nasci em São Paulo, vim para Santa Rita com três anos, mas me considero santa-ritense. Cresci aqui e tive uma adolescência muito intensa. Como não tinha muita coisa pronta, fomos incentivados a empreender. Nós montávamos bandas, criávamos festivais, concursos de bandas, campeonatos de basquete, rádios piratas e festas. Ao contrário de muitas cidades, em vez de ouvirmos dizer que algo não iria pra frente ou não iria funcionar, fomos incentivados a fazer coisas diferentes e ousadas. Eu saí de Santa Rita com 17 anos, fui fazer intercâmbio nos Estados Unidos, me formei em publicidade na Puc, trabalhei em várias agências na área de planejamento e voltei para Santa Rita há três anos. Hoje, trabalho em uma empresa de tecnologia da cidade que está no país todo e na América Latina. É muito legal unir trabalhos de alto impacto com qualidade de vida. Nós temos acesso à comida de qualidade, temos contato com a natureza e conhecemos muita gente interessante. 

Luís Fernando Bertoloni - (Bertoloni Amplifiers)
Sou nascido e criado em Santa Rita do Sapucaí, estudo administração na FAI e tenho uma empresa na incubadora chamada Bertoloni Amplifiers. Eu vejo que, em Santa Rita, a maioria das pessoas coloca a mão na massa e faz acontecer. Eu posso citar o caso do Fernando Vidal, guitarrista do Seu Jorge, que teve contato conosco. Ele veio conhecer a nossa fábrica de amplificadores e estamos firmando uma parceria que promete muito para os próximos anos. Santa Rita anda muito legal... você vê várias bandas, o auditório do Inatel com muitas atividades culturais, a festa de Santa Rita com suas barracas, o Vale Music com Jazz e Blues e o Rock de Rua que tem se tornado uma cena muito forte por aqui.

Janilton Prado - Ator e Sócio da Sapucaí Eventos
Em 1999, quando terminei a faculdade de teatro em Campinas, a maioria dos meus amigos estava de malas prontas para ir para os grande centros e eu decidi vir para Santa Rita. Com o passar dos anos, criei uma empresa especializada em Economia Criativa e temos feito um bom número de atividades. No começo, a cidade contava com poucos espaços culturais. Com o tempo, foram aparecendo novas oportunidades e surgiram espaços alternativos para apresentação. 

Carola Savioli - Produtora
Uma coisa muito interessante é que existe a relação harmoniosa entre o passado e o futuro. A cidade oferece esta estrutura aconchegante de uma cidade pequena e o contraste da modernidade oferecido, não só pela população, como pela vida tecnológica. Ao mesmo tempo em que vemos muita novidade, não perdemos a identidade com o passado. 

Ralph Peticov - Consultor na Mandala (São Paulo)
Soube de Santa Rita, no Texas. Naquela interação entre pessoas, conheci um cara que me convidou para vir a Santa Rita pela primeira vez e foi amor à primeira vista. Ministrar uma palestra no TedX foi uma experiência incrível e descobri uma cidade repleta de pessoas querendo fazer o novo. É a quarta vez que venho a Santa Rita em seis meses, estou maravilhado e quero fazer mais coisas legais para ajudar a inspirar essas pessoas.

Oferecimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário