quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Festival de criatividade e inovação traz mais de 70 horas de conteúdo gratuito a Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas

De 18 a 24 de novembro, Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, será cenário de um festival inédito, voltado aos temas criatividade e inovação. Chamado ‘Cidade Criativa, Cidade Feliz’, o evento é fruto da parceria e apoio de diversas instituições privadas e públicas da cidade, além de voluntários envolvidos com a causa.
 
Com uma programação de mais de 70 horas de conteúdo, a iniciativa trará atrações de diversos segmentos: negócios, educação, tecnologia, inspiração e cultura. Será um evento para todos os públicos: dos funcionários das diversas empresas ao produtor rural, dos comerciantes aos empresários de tecnologia, das crianças aos estudantes universitários, entre outros.

O evento de abertura terá como destaque a entrega da ‘Comenda Sinhá Moreira’ - uma tradicional homenagem para as empresas que contribuem com o desenvolvimento geral do Vale da Eletrônica. A abertura para o grande público também acontece na segunda, dia 18/11, no Teatro Inatel, com um tributo à música brasileira, interpretado por músicos da cidade, e terá início às 19h.

Durante uma semana, o Festival ‘Cidade Criativa, Cidade Feliz’ receberá atrações e eventos gratuitos em vários locais da cidade. Nos dias 19,20 e 21/11, haverá palestras com profissionais de renome, com temas envolvendo criatividade, inovação e tecnologia. O primeiro é o colombiano Diego Parra, estrategista da agência de publicidade Sancho BBDO, que vai falar sobre como o Marketing vem revolucionando o seu país, principalmente através do turismo e do café. Na quarta, dia 20, o painel ‘Tecnologia + Criatividade: novos rumos para quem quer fazer a diferença’, contará com Caio Del Manto, diretor de marcas da Mondelez Internacional para a América Latina, Antônio Marcio Curi, co-fundador da empresa de games 2 Mundos e e Jeancarlo Cerasoli, estrategista de design e UX na empresa dinamarquesa DesignIt, que vão debater sobre como a criatividade unida à tecnologia pode revolucionar empresas, carreiras e até mesmo um polo tecnológico. Na quinta, dia 21, Arthur Mazzucatto, gerente global de insights da Unilever, e Gustavo Lotufo, fundador da empresa de pesquisa Antennas, abordarão o tema ‘Mantendo a inovação viva’, e apresentarão ferramentas simples que podem ser replicadas por qualquer empresa, de qualquer porte e segmento.

Também haverá palestras focadas em áreas específicas, como a de Murillo Albuquerque Regina, viticultor que vem impulsionando a produção de vinhos finos no Sul de Minas com uma técnica inovadora, de sua autoria, e Giuseppe Forestiero, que falará sobre como agregar valor na cadeia do café, com base em sua experiência de produtor e distribuidor. Haverá também uma oficina sobre o tema ‘Cidade Criativa’, ministrada pelo Prof. Paulo Tadeu Leite Arantes, da Universidade de Viçosa, voltado a profissionais, professores e estudantes ligados à arte, turismo, educação, urbanismo e políticas públicas. No sentido de capacitar os microempresários da cidade, oficinas do SEBRAE serão voltadas a diversos segmentos, como produtores rurais, comércio e indústria e empreendedores individuais.

Além do ciclo de palestras, haverá outro momento para a troca de experiências - uma atração totalmente inovadora, chamada de Projeto Lendas Vivas. Dez personalidades locais contarão suas experiências em apresentações de 30 minutos, no sábado, 23 de novembro. Tudo acontecerá em uma tenda na Praça Santa Rita, onde o participante será ouvido pelos visitantes, de maneira informal.

O concurso cultural ‘Curta Celular’, lançado no dia 28 de Outubro para incentivar a criatividade do público, premiará com notebooks, tablets e celulares os vídeos de até 2 minutos mais criativos, com o tema ‘Cidade Criativa, Cidade Feliz’. Outro Concurso bem diferente segue um modelo criado pela universidade de Stanford, na Califórnia. É o ‘Cabeças Pensantes’, que vai desafiar os participantes a colocarem em prática sua criatividade e visão empresarial, propondo inovações a partir de um produto comum e já consagrado, para facilitar e motivar ainda mais suas vendas no mercado. O grupo autor da ideia mais criativa será premiado com um smartphone para cada integrante. A Olimpíada do Empreendedor Inatel, formada por estudantes dos cursos de graduação, é outro momento em que jovens da cidade poderão colocar a mão na massa para inovar. Um desafio será proposto e os participantes deverão apresentar  uma solução inovadora para o tema.

Na sexta, dia 22, as empresas do programa de Incubação do Vale da Eletrônica receberão seus certificados de graduação em uma cerimônia simbólica. Além disso, serão realizados, ao longo da semana, programas de educação itinerante, com o Ônibus Ecológico EMATER, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, com o ônibus Científico EPAMIG, Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais, que realizará mostras de tecnologias para o campo, com o Cozinha Brasil, com cursos de educação alimentar, além de um Planetário Educacional, que por meio de recursos lúdicos e interativos, visa desenvolver em jovens e adultos a consciência da necessidade de cuidar melhor do planeta. Outras atrações que completam este eixo do evento é o Open Day, um tour pela cidade e visita a empresas, o Expo Vale, uma mostra de projetos estudantis tecnológicos e de educação lúdica, e a apresentação de Jessica Alcione, que abordará o tema ‘Consciência Negra’.

Cultura também é um dos pontos fortes do festival ‘Cidade Criativa, Cidade Feliz’. Haverá uma apresentação da Orquestra de Cordas do conservatório de Pouso Alegre e da Orquestra Experimental Prodarte, um Encontro Cultural, dia dedicado a shows, exposições, artesanato e caminhada para toda a população. Todas as atrações serão gratuitas, com exceção da tradicional apresentação de fim de ano da academia de dança Andrea Falsarella, que se se uniu ao festival com o espetáculo ‘Divas’.

Nos dias 23 e 24, o Festival de Jazz, Blues e Soul ‘Vale Music Festival’, evento independente mas parceiro do ‘Cidade Criativa, Cidade Feliz’ vai agitar a cidade, com shows gratuitos de bandas regionais e artistas do cenário nacional e internacional, como a principal atração: o Zé Nazário Trio, liderado pelo baterista que dá nome ao conjunto e já tocou com grandes nomes, como Hermeto Pascoal, John Stein e Milton Nascimento.

Para conferir toda a programação, o regulamento do concurso e notícias do evento, acesse a página do Festival em www.facebook.com/SantaRitaCriativa.


O festival de criatividade e inovação ‘Cidade Criativa, Cidade Feliz’ foi construído de forma coletiva, envolvendo diversas empresas e instituições da cidade como Acevale, COMTUR, CooperRita, Emater-MG, Inatel, Secretaria Municipal de Educação, ETE, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, FAI, Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, Sebrae, Secretaria Municipal de Esporte, PE-ET e Sindvel. Também conta com o apoio da Epamig, Leucotron, Rádio D2FM, Sesi Senai, Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura, SINDVAS, Câmara Municipal de Santa Rita e com o trabalho de voluntários que se prontificaram para ajudar na organização.

2 comentários:

  1. Koodos e Bravissimo a essa iniciativa espetacular de voluntarios e todos que apoiam esse evento que promete mudar a cara de nossa Santa Rita.
    A populacao tem o dever de participar em peso!
    Sao pouqissimos locais no MUNDO que tem o privilegio de um evento como esse.
    Parabens e muito sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  2. Koodos e Bravissimo a essa iniciativa espetacular de voluntarios e todos que apoiam esse evento que promete mudar a cara de nossa Santa Rita.
    A populacao tem o dever de participar em peso!
    Sao pouqissimos locais no MUNDO que tem o privilegio de um evento como esse.
    Parabens e muito sucesso a todos!

    ResponderExcluir