sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Peça um hospital no “Padrão Fifa” e um técnico em Equipamentos Biomédicos será requisitado

Existe um clima de insatisfação, governos em crise, manifestações por toda parte e mudanças à vista. Aos olhos dos desavisados tal situação poderia significar um desaquecimento da economia e, consequentemente, uma redução na procura por especialistas em tecnologia. O inverso, entretanto, é o que acontece com o setor voltado à manutenção e ajuste de equipamentos hospitalares. Tal setor tem se tornado mais atraente à medida que a população clama por “Saúde no Padrão Fifa”, por mais médicos ou pela instalação de novos centros de atendimento em todo o Brasil. 
Álvaro Lopes de Figueiredo, professor de "Equipamentos médico-hospitalares".
 “Há uma demanda crescente por novos equipamentos e as tendências apontam para uma convergência cada vez maior das telecomunicações e da robótica com a medicina.” – explica Álvaro Lopes de Figueiredo, professor de “Equipamentos médico-hospitalares”  da ETE FMC – Escola Técnica de Eletrônica situada em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. 
Um mercado muito promissor


O campo que aplica a tecnologia em equipamentos voltados à saúde é muito amplo e o curso de capacitação de especialistas abrange técnicas de monitoramento de pacientes, estudo de sensores, conhecimento de gases medicinais e industriais, análise de infraestrutura elétrica, avaliação da evolução hospitalar, além de um estudo para suprimento de água em intervenções cirúrgicas e hemodiálise.

A ETE FMC possui um bom número de recursos técnicos em seu curso de “Equipamentos Biomédicos” e muitos outros aparelhos podem ser conhecidos através de sistemas de simulação, que utilizam sofisticados programas de computador. “Existe uma tendência da realidade aumentada substituir as peças de resina em nossas aulas de anatomia. O mesmo acontece com os simuladores que substituem, em alguns casos, os equipamentos reais. Isso permite que a simulação seja aplicada com sucesso em nosso curso e preparado muito bem os alunos.” – conta o professor Álvaro. 
Atribuições de um especialista em Equipamentos Biomédicos


Enquanto a tecnologia avança sobre o vasto campo da medicina, as atribuições de técnico abrangem uma série de atividades interessantes e bem remuneradas. “Nossos profissionais saem daqui aptos a dar manutenção e calibração em equipamentos. Eles podem atuar tanto com aparelhos direcionados ao tratamento de pessoas como de animais, já que utilizam uma lógica similar. Aqueles que desejam atuar em agências de fiscalização ou órgãos que estabeleçam normas de padronização técnica (Inmetro e Anvisa) também encontram um bom embasamento em nosso curso. Muitos de nossos técnicos têm prestado consultorias e encontrado neste segmento uma atividade bem lucrativa. Há também aqueles que desenvolvem seus próprios produtos e constituem empresas, como é o caso de vários empresários do Vale da Eletrônica e de outras cidades do país que decidiram empreender seus negócios.”


A opção pelo curso de “Equipamentos Biomédicos” acontece após no terceiro ano do Curso da ETE FMC, primeira Escola de Eletrônica da América Latina e referência internacional em tendências tecnológicas. Para conhecer melhor os cursos da Instituição acesse o site www.etefmc.com.br ou ligue (35) 3473 3600.
(Por Carlos Romero Carneiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário