terça-feira, 4 de setembro de 2012

Escola Luiz Pinto aposta em projetos que estimulam o raciocínio lógico e a paixão pela leitura

Na Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática andam de mãos dadas. Projetos são utilizados para estimular o raciocínio lógico e a paixão dos estudantes pela leitura. De acordo com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2011, a escola é a melhor colocada da rede estadual mineira nos anos finais do ensino fundamental.

“Aqui na escola, temos um pedagógico muito forte. Os nossos professores são muito comprometidos e a equipe pedagógica muito atuante. Desenvolvemos projetos que incentivam a leitura e o raciocínio lógico”, ressalta a Rosemary de Castro Silva Mendes, que atribui os resultados obtidos aos projetos desenvolvidos pela escola.
A leitura e a interpretação são estimuladas por meio das oficinas de leitura e do festival de poesia. Este ano, será realizada a 11ª edição do festival. A iniciativa mobiliza toda a escola e anualmente é escolhido um tema para que os estudantes possam produzir seus próprios textos e apresentar para comunidade. O tema deste ano é ‘Brasileiríssimo: as muitas histórias do meu Brasil’.

A estudante do 9º ano do ensino fundamental, Gabriella Carli Mendes, conta porque o festival de poesia é sua atividade predileta. “Já fiz aula de xadrez na escola, mas o que eu mais gosto é o festival de poesia. Todos os anos eu participo. O meu sonho é fazer teatro e as atividades desenvolvidas pela escola trazem muito conhecimento. Agora, por exemplo, nas aulas de Língua Portuguesa, estamos estudando as poesias de Jorge Amado”.
Já o ensino e o aprendizado da Matemática são estimulados pela ‘Olimpíada Interna de Matemática e do Conhecimento’. “Esse é um projeto interdisciplinar e une todas as disciplinas. Ao longo do ano vamos apresentando questões que estimulam o raciocínio lógico dos alunos e os que se destacam vão passando para as fases seguintes. Ao todo são três fases. Os estudantes com maiores pontuações recebem medalhas”, destaca Rosemary de Castro Silva Mendes. O raciocínio lógico também é estimulado por meio de oficinas de xadrez.

Além disso, a escola está entre as instituições mineiras com maior número de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Além disso, este ano uma das equipes de robótica da escola participou da First Lego League, torneio mundial de robótica.


Município: Santa Rita do Sapucaí/ Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário