Dois jovens alunos vindos de outras cidades para estudar Engenharia Elétrica no Vale da Eletrônica, cada um com sua família já formada ainda no início da faculdade. A necessidade de conseguir dinheiro para manter os gastos fez esses dois amigos se unirem: abriram um bar que virou ponto de encontro dos santarritenses na década de 80, o Buffonete. Os donos? Luiz Henrique Buffa, sócio-proprietário da Qualilan, e Mário Cesar Moreira, sócio-proprietário da Petcom, na época com o apelido de “Cotonete”.
“Fizemos sucesso por muitos anos, podendo estudar e dar uma vida confortável para nossas famílias. Mas o mais gratificante era, a cada ano, ouvir dos formandos que nós fomos muito importantes para o bem estar deles. Muitas vezes emprestávamos dinheiro para passagens de retorno para as cidades de origem, além do financiamento da cervejinha”, relembra Mário.
Apesar do sucesso do bar, o foco dos dois amigos sempre foi, claro, a engenharia. E o lado empreendedor ainda iria levá-los longe. Após a faculdade, Mário foi trabalhar na Furukawa, em Curitiba, e foi ele quem indicou o amigo Buffa para uma vaga na mesma empresa, mas na sede em São Paulo. “A gente sempre foi muito unido. A “panela” que existe entre os ex-alunos do Inatel faz a diferença, um ajuda ao outro”, afirma Buffa.
Com o passar do tempo os companheiros foram trilhando seus caminhos profissionais. Mário abriu a Petcom em 1990, como ele mesmo diz, “no quintal da minha casa em Campinas, sem nenhum funcionário”. Nove anos depois a sede da empresa foi construída em Cotia, com 60 funcionários. Os negócios cresceram e uma linha de produção foi montada em Santa Rita do Sapucaí e uma nova fábrica na cidade começa a ser construída este ano. A empresa atua na área de infraestrutura de redes ópticas e em sistemas de monitoramento eletrônico, já implantados em cidades como Mogi das Cruzes e Belo Horizonte.
Buffa está à frente da Qualilan, distribuidora autorizada da Furukawa, e oferece soluções para infraestrutura de redes e telecomunicações. Em abril, a empresa completou dez anos e, além da matriz em Campinas, conta com uma filial em São José dos Campos. De acordo com Buffa, a empresa, que está no processo de certificação ISO 9000, deve registrar 20% de crescimento este ano.
Esta matéria é um oferecimento de:
Esta matéria é um oferecimento de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário