segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A residência do bom velhinho.

Enquanto passava pela rua Barão do Rio Branco, na altura do edifício dos Correios, uma cena me chamou a atenção. Uma garotinha, com pouco mais de 4 anos de idade, conversava com uma voz que vinha de dentro de uma casa linda, toda enfeitada com motivos natalinos e luzes resplandecentes. Sua face transparecia a mais profunda alegria ao conversar com o papai Noel que, apesar de não aparecer naquele momento, dava toda a atenção à garotinha e perguntava como tinha sido o seu ano. Naquele momento, percebi que aquela casa, cuidadosamente ornamentada em comemoração às festas natalinas, tinha algo de mágico. Para as crianças e até mesmo para os adultos de Santa Rita do Sapucaí, aquela residência é, realmente, a morada do bom velhinho.
Confira agora como foi a trajetória de transformação da casa mais especial do natal Santarritense, em um depoimento de Maria  Imaculada e José Carlos:

Nós sempre tivemos vontade de enfeitar a nossa casa durante as festas natalinas. Aí, em outubro de 2004, nossa família se reuniu e resolvemos colocar alguns enfeites.

No começo, era tudo bem básico. Quando começamos, nós apenas colocávamos alguns bonecos de papai Noel e luzinhas na frente da casa. Mas, naquele ano, a criançada ficou tão encantada com os enfeites que algumas até choravam de emoção. Ao vermos aquelas demonstrações de alegria, nós nos sentimos tão gratificados com aquilo que fomos contagiados por aquelas manifestações.

Desde então, dezenas de crianças começaram a deixar cartas em nossa caixa de correio, endereçadas ao papai Noel e nós até resolvemos dar uma força ao bom velhinho e ajudá-lo a entregar alguns pedidos. Aquilo foi muito transformador para toda a família.

No ano seguinte, mal chegou setembro e as pessoas já começaram a nos cobrar. Eles diziam: “Vocês precisam enfeitar a casa esse ano! Já virou patrimônio da cidade!”. Daí, em 2005, nós já colocamos uma grande árvore, novas iluminações e fomos melhorando os adereços. Foi nesse natal que o próprio papai Noel passou a receber as crianças aqui na frente de casa, a tirar fotos e a conversar com todas elas.

Em 2006, nós compramos aquele papai Noel gigante, que fica sentado em cima da casa. Ele foi confeccionado pela mesma empresa que, há algum tempo, produziu um papai Noel para ser enviado à Portugal e que tinha mais de 60 metros. Já a grande árvore de natal que enfeita a casa até hoje, nós trouxemos na mesma época. Ela veio de Blumenau, em Santa Catarina.

No ano passado, como nós montamos um loja bem aqui ao lado, em uma época próxima às festas natalinas, acabamos não enfeitando a casa. A mudança estava muito tumultuada e não tivemos condições de trabalhar nos enfeites. No entanto, a cobrança foi tanta por parte das pessoas, que nós chegamos à conclusão de que a casa já havia se tornado um ponto turístico da cidade. Uma garotinha  até chegou a nos perguntar se estávamos de luto, quando sentiu a ausência dos enfeites.

Esperamos que os santarritenses estejam felizes com esse pequeno gesto de carinho. Que Jesus abençoe a todos!

(Agradecemos aos amigos José  Carlos, Maria Imaculada, Dona Clélia Adami, Maria Rita e Célio, por essa manifestação de carinho ao povo santarritense, apresentando-nos um espetáculo tão especial.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário