quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Garoto Juca

Juca tem 59 anos de idade e uma saúde impressionante. Todos os dias, ele sempre percorreu, aproximadamente, 18 quilômetros para entregar centenas de correspondências dos habitantes da cidade.  Conta-se que, certa vez, foi fazer uma consulta e o médico, que não o conhecia, o acusou de levar uma sedentária e recomendou que caminhasse mais.

Nosso amigo trabalhou nos Correios por 33 anos. Nesse tempo, já passou por muitas aventuras, acumulou histórias e já fugiu de muitos cachorros bravos, indiferentes à sua nobre missão de fazer a cidade comunicar-se com o resto do mundo. Dentre tudo o que ele viu e passou, sua maior riqueza são os amigos que conquistou durante todos esses anos. Hoje em dia, é quase impossível algum morador da cidade não ter ouvido falar dele.

Em um encontro de estudantes da ETE, um ex-aluno foi saudá-lo depois de 20 anos que havia formado e ido para outra cidade. Juca fazia parte das boas lembranças que o antigo estudante havia acumulado dos tempos de escola.

Um fato que lhe causava grande alegria era quando ele ia entregar cartas no bairro Inatel. Em um tempo em que nem todo mundo tinha telefone, assim que ele se aproximava das repúblicas de estudantes já começava a gritaria: “Lá vem o Juca! Lá vem o Juca!”

Uma de suas grande paixões na juventude era a Escola de Samba Sol Nascente. Junto com Samuel, Luiz Carlos, Mauri e outros amigos, Juca ajudou durante muitos anos, a colocar a tradicional escola de samba na rua.

Outra paixão de nosso amigo, desde a infância, era o futebol. Ele conta que jogou durante muitos anos no futebol amador aqui da cidade, defendendo os times que eram formados no bairro em que ele morava. Aliás, Juca viveu durante muitos anos no bairro Rua Nova e hoje mora, com sua esposa e três filhos, no bairro Novo Horizonte.

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar do samba. Afinal, ele já perdeu a conta de quantas vezes tocou surdo em rodas de samba organizadas no Restaurante do Peão ou junto com o maestro João do Carmelo. Com tanta história pra contar, por essas e outras que Juca será sempre, para todos nós, um grande amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário