terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como a Segunda Guerra influenciou Santa Rita do Sapucaí

Ninguém gosta de sofrimento. Não há dúvida de que a Segunda Grande Guerra foi um marco de dor e de escuridão em todo o planeta. Entretanto, para que milhões e milhões de pessoas inocentes fossem salvas, alguma coisa precisava ser feita e o mundo não viu outra alternativa, senão pela força. Nesse cenário onde os valores chocavam-se com a realidade, a obrigação e a necessidade, a civilização toda mudou. Nesta matéria especial do Empório, mostraremos como a segunda guerra interferiu na vida dos nossos conterrâneos.
Recepção dos pracinhas em Santa Rita do Sapucaí.
Explode a Segunda Guerra Mundial.

Nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial, o governo do Estado Novo não tomou posição. Entretanto, à medida em que a guerra evoluiu, o Brasil viu-se obrigado a alinhar-se entre as nações democráticas, contra a Alemanha, a Itália e o Japão. A partir de fevereiro de 1942, os temidos submarinos alemães bombardearam muitos navios brasileiros. Ao todo, dezenove embarcações foram afundadas, com centenas de vítimas. Em agosto, o governo brasileiro declarou guerra às nações do Eixo. O Brasil tomava parte na Segunda Grande Guerra Mundial.
Recepção dos brasileiros em Montese.
A participação dos brasileiros

Em setembro de 1942, foi realizada a mobilização geral para o conflito. Dentre os voluntários que se alistaram para tomarem parte no confronto, diversos santarritenses. As consequências da guerra para Santa Rita do Sapucaí

Com a entrada do Brasil na Guerra, algumas medidas de segurança foram tomadas em todo o país. Em Santa Rita do Sapucaí, o então prefeito Frederico de Paula Cunha solicitou a produção de diversos cartões de racionamento de alimentos, afim de que fossem distribuídos entre a população com o objetivo de que não houvesse desperdício.
Cupom de racionamento de alimentos em Santa Rita do Sapucaí.
A batalha de Montese

A Batalha de Montese foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, de 14 a 15 de abril de 1945, em território italiano, tendo como combatentes, de um lado, a Força Expedicionária Brasileira, e do outro, as tropas alemãs. Do lado brasileiro, estava o então Tenente Paulo Cunha Azevedo, que também lutou em Monte Castelo
 A infantaria brasileira iniciou o seu avanço, sob forte resistência do inimigo. Mesmo sem comunicações, as tropas brasileiras avançaram, fazendo o inimigo recuar para a margem esquerda do rio Panaro. No dia seguinte, 15 de Abril, os alemães se renderam.

O retorno

O Jornal “O Correio do Sul” noticiou como foi a chegada de alguns dos santa-ritenses à cidade. Leia um trecho a seguir:
Recepção dos pracinhas em Santa Rita do Sapucaí. Em destaque, Capitão Paulo.
A recepção feita aos nossos pracinhas da FEB, pela população desta cidade, vem assumindo proporções crescentes de uma verdadeira consagração popular.

Soldado Mesquita, o primeiro a chegar, desembarcou  inesperadamente. Modesto e tímido, não se fez anunciar. Mesmo assim, o povo, as autoridades, bem como os estudantes, foram à sua residência e lhe prestaram com entusiasmo e orgulho, carinhosa manifestação de apreço. O TG 210, em peso, esteve lá presente e lhe prestou honras militares. Foi um espetáculo tocante em sua expressiva simplicidade.
O segundo, o destemido e simpático Hugo Dias, teve um acolhimento solene e concorridíssimo, pois o povo compareceu à estação para o vivar e acolher sua envolvente gratidão.

O terceiro, o nosso querido José Pata, provocou uma onda de entusiasmo de tal modo caloroso, que a recepção que lhe foi prestada resultou em um triunfo delirante. O pracinha santa-ritense não pôde pisar a terra carinhosa de seu berço senão à porta da matriz. Foi literalmente arrebatado do carro em que viajara e conduzido nos braços e aos ombros da massa compacta que o fôra esperar, entre fogos, vivas e às notas de duas bandas de música. Honra a vocês: José, Hugo e Mesquita! Vocês já saíram vitoriosos! O triunfo foi digno da luta – e dos lutadores!

Em outra matéria, o jornal relata a volta de “Capitão Paulo”:

De regresso da Itália, onde esteve integrando a gloriosa FEB, chegará hoje a esta cidade, pelo trem das 2 horas, o nosso particular amigo Ten. Paulo Cunha Azevedo. É mais outro expedicionário que volta à sua terra natal após uma campanha cheia de glórias para o Brasil. Como os demais, esse expedicionário será festivamente recebido por seus inúmeros amigos e admiradores. Bem avaliamos o contentamento reinante entre os seus, pelo auspicioso acontecimento. Mas essa onda de prazer não se circunscreve ape-nas ao âmbito de sua família. Espalha-se entre nós tornando-nos também venturosos.

Maurício e João no “Correio do Sul”

Retornam Maurício e João Adami, dois simpáticos e queridos conterrâneos, representantes da nova geração brasileira. Dois jovens santa-ritenses, cuja moral se tornou mais robusta, desde o momento da partida.

2 comentários:

  1. gostaria de saber se Jose Tibães também participou da segunda guerra mundial, ao mesmo tempo fico orgulhosa dos nossos conterranos, conheci Capitão Paulo tão ilustre.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber de José tibães lutou na segunda guerra mindial, ele é de Santa Rita do Sapucaí

    ResponderExcluir