quarta-feira, 13 de maio de 2015

Vale da Eletrônica recebe invenções para a primeira Feira Estadual de Ciências e Tecnologia

Entre 4 de maio e 20 de junho estudantes de Minas Gerais poderão inscrever seus projetos Santa Rita do Sapucaí, XX de abril de 2015 – Com o objetivo de promover a ciência e tecnologia entre os jovens, a ETE FMC - Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, de Santa Rita do Sapucaí (MG), abre inscrições para a 1ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia – Fecete, que ocorre em outubro de 2015. A feira é aberta a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico de todo o Estado de Minas Gerais. As inscrições podem ser feitas pelas escolas, a partir de 4 de maio, através do site www.etefmc.com.br. 
Para participar, basta preencher um formulário e enviar o relatório técnico do projeto. Os trabalhos serão submetidos a um processo seletivo e a relação dos selecionados para participar da feira será divulgada na página da feira (etefmc.com.br/fecete), com a primeira chamada no dia 5 de agosto. 

“A ideia de criar a Fecete veio da nossa feira interna, a ProjETE, que reúne cerca de 200 projetos dos estudantes da própria escola.”, conta o diretor geral da ETE, Alexandre Loures Barbosa. Em sua XXV edição, a ProjETE tem sido muito bem-sucedida e algumas invenções produzidas pelos alunos receberam cerca de 70 prêmios na Febrace, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que acontece na USP. Segundo Barbosa, a intenção é ampliar as possibilidades e trazer invenções de outras cidades mineiras para dentro da ETE FMC. “Queremos promover o contato e o intercâmbio de ideias entre estudantes de diversas idades, de escolas públicas e privadas, incentivar o interesse pela ciência e exibir novas tecnologias.” 

A FECETE oferecerá hospedagem e transporte (trajeto entre sua cidade e Santa Rita do Sapucaí) gratuitos para parte dos estudantes. Os interessados devem realizar a solicitação, no momento da inscrição. A comissão organizadora da FECETE analisará os pedidos e os contemplados serão comunicados, juntamente com a lista de trabalhos selecionados para participação na feira. 

Além da exposição de projetos, estão sendo preparadas outras atividades para o dia do evento, como o Show de Ciência, com experiências de química, física, biologia, eletricidade e eletrônica, produzidas pelos alunos e professores. Também será possível visitar o Museu da Eletrônica, que fica dentro da ETE e que conta a história do desenvolvimento tecnológico na cidade conhecida como “O Vale da Eletrônica”. 

Inscrições: · De 4 de maio a 20 de junho
Pelo site www.etefmc.com.br - preenchimento de formulário e envio de relatório técnico do trabalho. 
Inscrição Gratuita
Contato: fecete@etefmc.com.br ou pelo telefone (35) 3473-3600
Local: Campus ETE FMC – Av. Sinhá Moreira, 350 – Centro – Santa Rita do Sapucaí/Sul de Minas ·
Quando: 7, 8 e 9 de outubro.
Entrada Gratuita – Aberto ao público 

ETE FMC – Desde a fundação em 1959, a ETE FMC (www.etefmc.com.br) passou a ser referência em educação, por abrigar a primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e a sétima no mundo, que atrai estudantes de todo o País. Atualmente, com cerca de 750 alunos, nos períodos diurno e noturno, oferece os cursos de Automação Industrial, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos, além de Ensino Médio Regular. A região é conhecida como o “Vale da Eletrônica” - referência ao Vale do Silício na Califórnia (EUA) - de onde muitos produtos e sistemas tecnológicos inovadores são lançados para o mercado nacional e internacional. Boa parte deles nasce dentro da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário