segunda-feira, 31 de março de 2014

Exposição Jesuítas: Paixão e Glória chega em Santa Rita do Sapucaí/MG, na ETE FMC

Com entrada franca ao público em geral e visita de grupos escolares, mediante agendamento, a exposição itinerante conta a história da Companhia de Jesus no mundo em nove ambientes, alguns interativos
 
São Paulo, 27 de março de 2014 - A história de quase 500 anos da Companhia de Jesus está retratada na exposição itinerante Jesuítas: Paixão e Glória. A mostra conta a trajetória da Companhia de Jesus, desde a conversão de seu fundador (Santo Inácio de Loyola), passando por seu surgimento no século XVI e a presença missionária dos jesuítas em todo o mundo. Responsável por revolucionar as áreas social, educacional e cultural, a Companhia de Jesus sempre marcou fortemente sua atuação pelo “ensinar a pensar”.

Foi essa forte atuação que levou à supressão da Ordem religiosa durante o período de 1773 a 1814. Para comemorar o bicentenário de sua restauração em 2014, a Companhia de Jesus organizou a exposição itinerante Jesuítas: Paixão e Glória. A exposição estará na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), no campus da ETE FMC – Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa  (Av. Sinhá Moreira, 350 - Centro - Santa Rita do Sapucaí - MG - CEP 37540-000), de 7 a 29 de abril.

A exposição receberá a visita de grupos escolares, mediante agendamento (pelo telefone 3473 3600) e será aberta ao público em dois sábados, dias 12 e 26/4, das 13 às 18h (não é necessário pré-agendamento), com entrada franca.

Em um espaço de cerca de 160 metros quadrados, a exposição terá nove ambientes, alguns interativos, sobre a história da maior Ordem religiosa da Igreja Católica, que reúne mais de 18 mil jesuítas em atuação em 130 países dos cinco continentes. Entre as atrações, haverá um painel de 18 x 9 metros, reprodução do famoso afresco de Andrea Pozzo (irmão jesuíta e artista italiano), pintado no teto da igreja de Santo Inácio, em Roma (Itália). Os visitantes poderão participar da experiência imersiva tendo contato com imagens, áudios e vídeos, além de objetos cênicos e atividades interativas.
“Será uma ótima oportunidade para jovens estudantes, pesquisadores e público em geral conhecerem a história da Companhia de Jesus, que comemora, este ano, os 200 anos de sua restauração”, diz o padre Geraldo Lacerdine, diretor de comunicação da Companhia de Jesus. “Desde o início, a Ordem religiosa esteve imersa no mundo, ensinando a pensar. E é isso que desejamos mostrar às pessoas por meio da exposição.”

Depois de Santa Rita do Sapucaí, Jesuítas: Paixão e Glória segue País afora, passando por cidades como Florianópolis, Juiz de Fora, Recife e São Paulo. Na capital paulista, a exposição chega em julho, no Conjunto Nacional (na Avenida Paulista), e terá um espaço dedicado ao papa Francisco – com painéis e vídeos sobre a história do papa e sua vinda ao Brasil, entre outros fatos.

Jesuítas: Paixão e Gloria já foi montada no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, em julho de 2013, e foi visitada por milhares de jovens peregrinos, que participaram da Jornada Mundial da Juventude – JMJ. Este ano, a mostra também já esteve na Casa de Retiros Vila Kostka, também conhecida como Mosteiro dos Jesuítas, em Indaiatuba/SP, e no Colégio Loyola, em Belo Horizonte/MG.

Programação da Mostra na ETE FMC

07 a 11/04 - público interno diurno
12/04 - visitação pública das 13h às 18h
14 a 16/04 - público externo agendado escola (das 8h às 12h e das 13h às 17h)
17 a 19/04 - recesso Semana Santa
21 a 25/04 - público externo agendado​ (das 8h às 12h e das 13h às 17h)
21 a 25/04 - público interno noturno
26/04 - visitação pública das 13h às 18h
28 e 29/04 - público externo agendado​ (das 8h às 12h e das 13h às 17h)​

História da Companhia de Jesus - Inicia-se em 1534, quando Inácio de Loyola e seus primeiros companheiros, Francisco Xavier, Simão Rodrigues, Pedro Fabro, Laínez, Salmerón e Bobadilha, reúnem-se em Paris (França) e decidem fundar a nova Ordem religiosa. A aprovação eclesial do Papa Paulo III à Companhia de Jesus aconteceria em 1540. Mais de 200 anos depois de seu nascimento, ela enfrentaria o seu pior momento: a sua supressão, em 1773, na Europa e seus domínios, permanecendo apenas na Rússia e na Prússia. A Companhia de Jesus foi restaurada em todo o mundo pelo papa Pio XVII, no ano de 1814.

“A supressão da Companhia de Jesus por 41 anos interrompeu mais de dois séculos de muito vigor, entusiasmo e criatividade apostólicas da Ordem religiosa. No entanto, esse fato não conseguiu sufocar o Espírito que está na origem da sua existência”, explica o padre Carlos Alberto Contieri, coordenador das comemorações do bicentenário da restauração da Companhia de Jesus no Brasil. Acreditamos que os segredos da eficácia da Companhia de Jesus para seu retorno foram os Exercícios Espirituais, que criam homens livres e despertos, com independência de critério e ousadia apostólica, assim como o seu trabalho reconhecido desde aquela época até os dias de hoje nas áreas de educação”, completa padre Contieri, que também é diretor do Pateo do Collegio, região central da cidade de São Paulo, e do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ), em Embu das Artes (SP).

Sua missão é dar respostas efetivas às demandas sociais. Para isso, os esforços concentram-se na formação integral do indivíduo, sob o ponto de vista educacional, assistencial e cultural, e na valorização dos conceitos de cidadania, ética e solidariedade. A Companhia está presente em mais de 130 países e tem em sua estrutura centros educacionais, sociais e de formação. Também mantém parcerias com instituições de assistência social. No Brasil é responsável por projetos sociais consistentes, por meio dos quais leva qualidade de vida e desenvolvimento a milhares de brasileiros. Entre eles, Movimento Fé e Alegria (presente em 15 estados), Casa da Juventude Padre Burnier – CAJU (atua em Goiânia) e Oficinas Culturais Anchieta – OCA (do Pateo do Collegio, que atua em Embu/SP).

Mais informações sobre o bicentenário da restauração da Companhia de Jesus no site www.bicentenariosj.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário