terça-feira, 23 de agosto de 2011

Tal pai, tal filho


O espelho do filho

Em comemoração ao Dia dos Pais, resolvemos conhecer um pouco mais a respeito dos progenitores de 3 grandes personalidades locais. Em todos os casos, um elemento foi notório: eles tiveram em quem se espelhar. Acompanhe a experiência desses ilustres senhores na reportagem especial de Sara Capelo.

O pai de um pentacampeão

Um dos mais conhecidos santarritenses é o jogador Roque Júnior. Foi o pai do zagueiro quem descobriu seus talentos, ainda na primeira infância. “Com um ano dei a primeira bola para ele e, com quatro, já coloquei na escolinha do professor “Aleluia”, afirmou o pai de Roque, José Vitor. A partir daí a trajetória do craque foi  de muitas conquistas, sempre acompanhado do pai, que só deixou o filho sair de Santa Rita após ter concluído a oitava série do ensino fundamental. Mesmo assim, o jogador não foi sozinho. O pai fez questão de ir com ele. “Fomos juntos para São Paulo para procurar algum time. Rodamos todos os clubes grandes e alguns pequenos, mas nenhum estava em fase de teste. Depois disso, decidi levá-lo para São José dos Campos, onde ele entrou em um time de segunda divisão”. Assim começou a carreira profissional do pentacampeão brasileiro. Roque Júnior jogou por vários anos no Palmeiras e depois em clubes internacionais, além da Seleção Brasileira, mas nunca esqueceu suas origens. “A relação que temos de pai e filho é a melhor possível. Ele reconhece tudo o que eu fiz por ele”, afirmou o pai do jogador.

O pai de uma Miss

Outro progenitor de destaque é o pai da modelo Marcela Duarte, que foi Miss Minas Gerais em 2006 e apresentadora do Alterosa Esporte. Hoje, a bela e talentosa Marcela é modelo e estudante de jornalismo em Nova York e acaba de fazer uma participação no  filme americano  Lanterna Verde. Fábio Duarte é pai de cinco lindas mulheres: Isabela, Natália, Marcela, Mariana e Gabriela. Ainda à moda antiga, Fábio impõe horário para as filhas chegarem em casa até hoje.

Marcela, desde pequena, demonstrava aptidão para ser modelo e fazia poses diferenciadas para as fotos. A menina desde cedo demonstrava que seria muito comunicativa. Aos 13 anos, disputou um concurso de fotografias na cidade e tirou o 1º lugar. “Meu maior orgulho é sair nas ruas e receber elogios das minhas filhas. Adoro quando dizem que elas são dóceis, obedientes, boazinhas e bem educadas”, disse Fábio, que demonstra ser um pai de presença constante na vida das filhas. “Eu e minha esposa sempre acompanhávamos a Marcela nos desfiles, participávamos de tudo, até mesmo dos coquetéis”, afirmou.

O pai de um grande jornalista

O professor Eli Kallás é pai do reconhecido jornalista Fernando Kallás. Apesar de ainda jovem, Fernando tem se destacado muito em sua área. Atualmente, exerce as funções de jornalista, pesquisador do Departamento de Ciências Políticas da Notre Dame University do Líbano e especialista em “Islã e Ocidente” pela Universidad Complutense de Madrid. Desde 2008, Kallás atua como comentarista do UFC - Ultimate Fighting Championship nos canais SporTV e Premiere Combate.

Eli Kallás tem um orgulho enorme dos dois filhos, Fernando e Thiago. “A relação de pai e filho é uma relação de influência mútua. O aprendizado é mútuo. A gente aprende com os filhos da mesma forma que eles aprendem com a gente”, afirma Eli.

Mesmo sendo um pai um pouco mais velho, Eli Kallás enfrentou todos os desafios que os pais jovens enfrentam. “Na fase de meninos eles gostavam muito de passear no zoológico, no jardim botânico, ir ao maracanã, essas coisas de criança. Eu sempre os acompanhava. Até nas festinhas infantis eu ia.”, relembrou. Eli acredita que o que fez Fernando se interessar por jornalismo foi a vida social ativa que ele tinha quando criança e adolescente. “Nós tínhamos convívio com as pessoas mais variadas ou mesmo com professores, empresários e amigos do bairro. Essa vida muito dinâmica influenciou demais na vida deles”, declarou Eli. “A relação de pai e filho é muito intensa, de muita amizade, muito respeito e muita luta. No entanto, existe a consciência de que há momentos de dificuldades que você tem que enfrentar e enfrenta bem”, finalizou.

A reportagem do jornal Empório de Notícias entrou em contato com Fernando Kallás que enviou o texto a seguir para homenagear seu pai:


“Meu pai sempre foi meu herói, minha referência de homem de caráter e quase um ídolo por sua trajetória profissional. Ainda hoje, com mais de 70 anos, quando muitos estariam curtindo tranquilamente a aposentadoria, é impressionante a paixão e a dedicação que ele demonstra a cada novo projeto profissional. Como pai, sempre foi um mentor e um educador exemplar, ensinando tanto a mim quanto ao meu irmão a tomar decisões com maturidade e assumir a responsabilidade de cada uma delas, sempre dando o máximo de apoio possível em todas as nossas empreitadas pessoais, acadêmicas e profissionais. Quem me dera um dia eu seja a metade do homem e do pai que ele é”.

Esta matéria é um oferecimento de:

2 comentários:

  1. me da um autografo....

    ResponderExcluir
  2. Legal ler histórias da minha cidade natal também sou filho da terra filho do kita que trabalhou muito aí.

    ResponderExcluir